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Educação científica crítica e reflexiva: contribuições e desafios no processo de construção de uma ferramenta avaliativa.

Processo: 16/01972-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2016
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Denise de Freitas
Beneficiário:Denise de Freitas
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Alice Helena Campos Pierson ; Christiana Andrea Vianna Prudencio ; Elisangela Matias Miranda ; Luciana Maria Lunardi Campos ; Renato Eugenio da Silva Diniz ; Tárcio Minto Fabrício
Bolsa(s) vinculada(s):17/21084-9 - Educação científica crítica e reflexiva: contribuições e desafios no processo de construção de uma ferramenta avaliativa, BP.TT
17/07158-0 - "Educação científica crítica e reflexiva: contribuições e desafios no processo de construção de uma ferramenta avaliativa"., BP.TT
16/13491-0 - Uma ferramenta avaliativa para analisar materiais didáticos, práticas e processos educativos na educação científica e ambiental a partir das perspectivas CTSA articulada ao paradigma da complexidade., BP.TT
16/15027-0 - Educação científica crítica e reflexiva: contribuições e desafios no processo de construção de uma ferramenta avaliativa., BP.TT
Assunto(s):Formação de professores  Educação em ciências 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação científica crítica | Ferramenta avaliativa | formação de professores | Materiais didáticos de ciências | Programa Escolas Sustentáveis | Educação em Ciências

Resumo

Assumindo a necessidade de uma educação científica crítica e reflexiva para a formação de cidadãos comprometidos com a construção de um modelo de sociedade mais justa social e ambientalmente, este projeto tem como objetivo construir uma ferramenta avaliativa que permita analisar práticas, materiais didáticos e processos educativos na educação básica e na formação de professores das ciências. No marco dos estudos CTSA e do Paradigma da Complexidade, será desenvolvida uma ferramenta e metodologia de avaliação que priorize a análise sistêmica. A pesquisa será desenvolvida em cinco fases: 1) levantamento bibliográfico para aprofundamento dos aportes teórico-metodológicos dos referenciais da educação científica na perspectiva CTSA e da Teoria da Complexidade, construindo um quadro teórico de referencia para a construção da ferramenta metodológica; 2) aplicação do método Delphi junto a um painel de especialistas das áreas de educação em ciências e educação ambiental, para identificar saberes, competências, conhecimentos, práticas, dentre outros considerados fundamentais para o desenvolvimento de uma educação científica crítica e reflexiva; 3) elaboração de indicadores que comporão a ferramenta de avaliação para diagnosticar a situação atual do ensino de ciências na educação básica e na formação de professores de ciências; 4) aplicação da ferramenta para avaliar materiais didáticos de ciências e práticas e processos no âmbito de um curso de licenciatura em ciências e em um programa oficial de educação ambiental na educação básica; 5) sistematização dos resultados para divulgação do diagnóstico junto à área de educação em ciências e elaboração de um quadro de referência para melhoria do ensino e da formação de professores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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