Busca avançada
Ano de início
Entree

Molecular basis for pathogen recognition and resistance aimed to control bacterial diseases of citrus

Processo:15/50462-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2016
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Acordo de Cooperação: University of California, Davis (UC Davis)
Proposta de Mobilidade:SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Alessandra Alves de Souza
Beneficiário:Alessandra Alves de Souza
Pesquisador Responsável no exterior:Maeli Melotto
Instituição Parceira no exterior: University of California, Davis (UC Davis) , Estados Unidos
Instituição Sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Campinas , SP, Brasil
Município da Instituição Sede:Campinas
Vinculado ao auxílio:13/17485-7 - Estudo funcional de genes associados à defesa de plantas a fitopatógenos: foco no controle de Xylella fastidiosa, agente causal da clorose variegada dos citros, AP.R
Assunto(s):Citrus  Fisiologia vegetal  Microbiologia veterinária  Etiologia  Resistência genética vegetal 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Genetica Vegetal

Resumo

A proposta visa determinar os mecanismos moleculares envolvidos no reconhecimento do patógeno e a reposta imune em citros. Esta pesquisa deverá facilitar a engenharia genética para introduzir características de resistência em cultivares em citros suscetíveis. Este projeto irá combinar conhecimentos sobre imunidade da planta (PI Melotto) e patogênese bacteriana (PI Souza) para estudar um problema comum em ambos os países. Para alcance dos objetivos serão usadas uma combinação de métodos que envolem genética, microbiologia e fisiologia vegetal. Além disso, o projeto irá abordar estudos sobre a resposta imune de plantas modelos cultivadas (PI Melotto, UC Davis), bem como patogênese bacteriana em plantas cítricas (PI Souza, Estado de São Paulo). Os PIs deste projeto vão dividir igualmente as responsabilidades para o plano de pesquisa e fornecerão dados preliminares que fora a base para os objetivos específicos propostos. Dois estudantes de doutorado brasileiros já trabalham sob a orientação do PI Souza no CCSM, como parte do projeto FAPESP 2013/17485-7, e serão selecionados para visitar a UC Davis e realizar os experimentos propostos. Estes alunos irão trabalhar com o estudante graduado da UC Davis Logan DeMott. Estas atividades irão permitir o estabelecimento de colaboração entre as duas instituições. O sucesso desta pesquisa colaborativa será medida pela apresentação de publicações de revisão por pares com os alunos como co-autores, bem como a capacidade dos PIs a apresentar propostas futuras juntos. Co-autorias entre os grupos e continuação da investigação em colaboração são fortes indicadores de sucesso. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, W. E. L.; FERREIRA, C. B.; CASERTA, R.; MELOTTO, M.; DE SOUZA, A. A.. Xylella fastidiosa subsp. pauca and fastidiosa Colonize Arabidopsis Systemically and Induce Anthocyanin Accumulation in Infected Leaves. PHYTOPATHOLOGY, v. 109, n. 2, p. 225-232, . (15/50462-6, 16/01273-9, 13/10957-0)