Busca avançada
Ano de início
Entree

O uso da sala invertida, como uma nova estratégia de ensino na contabilidade

Processo: 16/03411-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2016
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Ciências Contábeis
Pesquisador responsável:José Dutra de Oliveira Neto
Beneficiário:José Dutra de Oliveira Neto
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Métodos de ensino 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aula invertida | contabilidade | Flipped class | Estrategias de ensino

Resumo

A sala de aula invertida é uma abordagem pedagógica que ocorre quando os estudantes se tornam aprendizes ativos e estudam os conteúdos da aula previamente como tarefas de casa. A nova geração de estudantes é mais engajada com o uso intensivo de tecnologia e da aprendizagem colaborativa. No entanto, há poucos estudos sobre o método sala de aula invertida utilizando tecnologia e metodologias ativas que resultaram em um melhor engajamento e melhoria no desempenho dos estudantes. Este estudo objetiva investigar o ganho de desempenho ao longo da aula e a percepção dos estudantes sobre o uso da abordagem sala de aula invertida estendida. Pretende-se realizar a pesquisa em duas turmas de graduação em contabilidade com o mesmo conteúdo curricular, cursando a disciplina de metodologia de pesquisa, por meio de quatro aulas invertidas. A amostra será composta por estudantes de contabilidade uma universidade pública no Brasil. Cada aula invertida estendida começa com uma tarefa anterior a aula e, em adição, os alunos devem postar e votar em suas dificuldades referentes a mesma tarefa prévia. Em cada aula, haverá dois testes ministrados antes e depois das atividades colaborativas, sem ajuda do professor, que serão baseados nas dificuldades mais votadas. Após estas atividades iniciais, o professor ajudará os alunos nas demais dúvidas postadas online. Espera-se, com os resultados dos testes, verificar se as aulas invertidas estendidas proporcionam melhoria do processo de construção do conhecimento individual e coletivo. Adicionalmente, será feito um levantamento com os estudantes com o fim de apurar se estes aprovam o uso de sala de aula invertida estendida como uma estratégia de ensino apropriada. As universidades deveriam encorajar o uso de metodologias ativas/colaborativas e recursos tecnológicos como meios para melhoria dos processos educacionais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)