Busca avançada
Ano de início
Entree

A contribution to safety and reliability of pipelines and risers in the petroleum industry applications of mathematical inverse problems techniques

Processo: 15/50461-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de abril de 2016 - 31 de março de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Matemática Aplicada
Convênio/Acordo: Groupe des Écoles Centrales (GEC)
Proposta de Mobilidade: SPRINT - Projetos de pesquisa - Mobilidade
Pesquisador responsável:Alexandre Kawano
Beneficiário:Alexandre Kawano
Pesq. responsável no exterior: Abdelmalek
Instituição no exterior: Ecole Centrale de Lyon, França
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/17560-4 - Unicidade na identificação de defeitos em vigas de Euler-Bernoulli no caso não linear, AP.R
Assunto(s):Dutos  Risers  Petróleo  Segurança ambiental  Confiabilidade  Métodos numéricos  Cooperação internacional 

Resumo

Este projeto de pesquisa está fortemente ligado ao tema principal do Laboratório de Pesquisa Internacional Associado Franco-Brasileiro (LIA): "Energia e Meio Ambiente". De fato, o objetivo deste trabalho é analisar a segurança e a confiabilidade dos longos tubos, conhecidos como risers, que trazem o petróleo a partir do fundo do mar para a superfície. Estes tubos podem ser de vários quilômetros em comprimento, não sendo facilmente inspecionados para verificar-se a presença de defeitos. Sem detecção, os defeitos podem crescer em tamanho provocando consequências ecológicas catastróficas. Aqui analisamos a partir do ponto de vista matemático, à possibilidade de identificar-se a presença de defeitos nos risers. Além disso, propomos um método numérico para a recuperação da função que modela a perturbação na rigidez à flexão da estrutura. A partir desta recuperação pretende-se estimar a confiabilidade da estrutura contra falhas por fadiga. O projeto é multidisciplinar. Ele reúne a experiência de pesquisadores em análise numérica, mecânica dos sólidos e estruturas. A associação reforça os laços de colaboração científica entre Brasil e França. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
KAWANO, ALEXANDRE; ZINE, ABDELMALEK. Reliability evaluation of continuous beam structures using data concerning the displacement of points in a small region. ENGINEERING STRUCTURES, v. 180, p. 379-387, FEB 1 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.