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Cubos da saúde: referências para projetos, orçamentos, operações e manutenção em estabelecimentos de saúde

Processo: 15/23333-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2016
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Marlene Guidi Braga
Beneficiário:Marlene Guidi Braga
Empresa:L+M Gets Arquitetura e Construção Ltda
Município:
Assunto(s):Arquitetura de instituições de saúde  Edifícios de saúde  Unidades hospitalares  Técnicas de planejamento 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura hospitalar | Engenharia Civil na Saúde | Engenharia Clinica | Fluxos operacionais hospitalares | Instalações Hospitalares | Processos Hospitalares | Ambientes de saúde

Resumo

Durante 3 décadas de trabalho no setor da Saúde percebe-se uma grande falta de registros e referências de apoio ao desenvolvimento de projetos e processos que envolvem os ambientes de Saúde. A experiência adquirida pela L+M nos permite ter subsídios suficientes para coletar, selecionar registrar e estabelecer padrões de especificações para o desenvolvimento destes ambientes. Ao longo de quase 30 anos de trabalho no setor de saúde, verificada e vivenciada a complexidade, a multidisciplinaridade de participantes tanto na elaboração quanto na utilização de ambientes de saúde, consideramos extremamente útil e necessário ter registrados conceitos e padrões mínimos de especificações e de informações técnicas, construtivas e operacionais de cada ambiente para alimentar a produção de projetos, obras, manutenção e operação que garantam padrões de segurança, eficiência e conformidade para os ambientes de saúde, seus usuários e processos. Cada ambiente de um Estabelecimento de Saúde será denominado CUBO. Pesquisa em modelos de layouts e ambientes desenvolvidos ao longo de 30 anos de trabalho no setor. Relação de todos os ambientes (CUBOS) necessários para a composição de layouts de Estabelecimentos de Saúde de todas as complexidades e especialidades. Pesquisa, ordenação, registro e validação de dados (com profissionais multidisciplinares da empresa e de fora dela). Registro de dados de cada disciplina: construtivos, operacionais, especificações e orçamentos (de forma gráfica, descritiva e em planilhas com auxílio de ferramentas e softwares específicos). Desenvolvimento e aprimoramento de ferramentas para aplicação em projetos, manutenção e operação (CUBOS em Autocad, Revit e cubos leves ajustáveis, planilhas, relatórios e animações). Desenvolvimento de ferramenta (onde os dados serão imputados) para orçamento. Desenvolvimento de manual de uso e aplicação. Desenvolvimento de melhorias e inclusão de novos dados - flexibilidade para mudanças aprimoramento e adequação a realidades variadas (variação de padrão). (AU)

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