Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma estrutura para integrar dados de multi-sensores com modelagem da informação da construção em apoio à conservação e gestão de patrimônio histórico

Resumo

Este projeto de pesquisa apresentado pela Universidade Estadual de Campinas (Limeira, SP, BR), em colaboração com a Universidade Federal do Paraná (Curitiba, PR, BR) e University of Southern California (Los Angeles, CA, EUA), visa desenvolver e disseminar um novo modelo de inventário digital de dados históricos integrado. A questão de pesquisa a ser abordada é: Como o Edifício histórico pode ser beneficiado por sistemas baseados em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com a finalidade de alavancar o processo de sua manutenção, conservação e restauração? A hipótese de que um novo modelo de inventário, com base em TIC para criar um Repositório de Dados Digitais Abrangente (RDA) para edifícios históricos, pode proporcionar uma melhor base para o processo de gestão de dados relacionados com a construção histórica, a fim de melhorar o seu desempenho, funcionalidade e qualidade, será testado e seu potencial totalmente explorado. O projeto tem o potencial para analisar ferramentas existentes para a captura de dados espaciais in situ; para desenvolver ferramentas e software visando automatizar o reconhecimento de objetos em imagens e nuvens de pontos gerados pelo processo de captura, bem como para processar a fusão de imagens e nuvens de pontos. Finalmente, promover a automação para a criação de uma representação 3D do edifício, semanticamente enriquecida, baseada na tecnologia Building Information Modeling (BIM). As atividades deste projeto de pesquisa são: (1) propor uma nova estrutura usando engenharia reversa (através de tecnologias de sensoriamento remoto visual para detecção precisa de características geométricas) para gerar modelos 3D as-is; (2) melhorar o registo de conjuntos de dados digitalizados; (3) propor um algoritmo de otimização para integrar tecnologias híbridas de levantamento; (4) automatizar reconhecimento de objetos para extrair as características de interesse, utilizando os dados capturados, a fim de criar o modelo 3D BIM. O projeto promoverá a compreensão das TIC aplicadas à conservação e restauro de edificações histórica, promovendo a otimização do processo de engenharia reversa para criar modelos 3D, semanticamente orientados, das condições atuais do edifício, que são o a base CDR. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PAIVA, PEDRO V. V.; COGIMA, CAMILA K.; DEZEN-KEMPTER, ELOISA; CARVALHO, MARCO A. G. Historical building point cloud segmentation combining hierarchical watershed transform and curvature analysis. PATTERN RECOGNITION LETTERS, v. 135, p. 114-121, JUL 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.