Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU concedido no processo 2015/17763-2: cromatógrafo a gás com detector de massas triplo quadrupolo (GC/MS/MS)

Processo: 16/18348-1
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de novembro de 2016 - 31 de outubro de 2023
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Química
Pesquisador responsável:Márcia Caruso Bícego
Beneficiário:Márcia Caruso Bícego
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/17763-2 - Mudbelts do Sul e Sudeste do Brasil: implicações sobre as influências antrópicas no ambiente marinho, AP.TEM
Assunto(s):Cromatografia a gás  Espectrometria de massas  Cromatógrafos  Compostos orgânicos  Equipamentos e provisões  Laboratórios multiusuários  Equipamentos multiusuários 
As informações de acesso ao Equipamento Multiusuário são de responsabilidade do Pesquisador responsável
Página web do EMU:http://www.io.usp.br/index.php/emu/gc-ms-ms
Tipo de equipamento:Caracterização de Materiais - Análises Químicas - Cromatografia gasosa acoplada a espectrômetro de massa
Fabricante: Agilent
Modelo: GC/MS/MS modelo 7010

Resumo

EMU concedido no processo 2015/17763-2: cromatógrafo a gás com detector de massas triplo quadrupolo (GC/MS/MS) Coordenadora: Márcia Caruso Bícego. A avaliação de compostos orgânicos em matrizes ambientais, tais como biota, sedimentos e efluentes industriais é uma árdua tarefa, uma vez que a quantidade de compostos naturais e antrópicos introduzidas acaba se tornando uma mistura complexa. Para diferenciar e quantificar compostos específicos, é necessário ter equipamentos de alta sensibilidade e seletividade para que evitar enganos. A cromatografia acoplada a espectrômetro de massas (GC/MS) tem sido uma técnica amplamente utilizada para análise desses compostos orgânicos voláteis e semi voláteis. Entretanto, devido à coeluição e similaridade entre alguns compostos, além das baixas concentrações, é necessário a aquisição de uma ferramenta mais sensível e seletivo que o GC/MS. Esse equipamento a ser adquirido, um sistema de cromatografia em fase gasosa acoplada a um sistema de espectroscopia de massas com triplo quadrupolo (GC MS/MS) é ainda mais sofisticado e um dos métodos mais indicados para a quantificação exata e confirmação de analitos em níveis traço em matrizes complexas. Nessa técnica, as moléculas de interesse sofrem fragmentação duas vezes. Primeiramente as moléculas são fragmentadas a 70 eV e então o sistema é capaz de isolar e fragmentar novamente um fragmento selecionado, gerando um espectro obtido a partir desse íon. O equipamento utiliza uma ampla faixa de frequência de onda para o isolamento do íon. A análise no modo "tandem" propicia maior seletividade e sensibilidade do sistema GC/MS. O sistema GC/MS/MS triplo quadrupolo solicitado permite a quantificação em níveis inatingíveis por sistemas GC/MS. Sua nova fonte de Ionização por elétrons (EI) diminui os limites de detecção e, portanto, é possível detectar níveis de traços e ultra traços de analitos com confiança. Nessa técnica diversos compostos orgânicos em baixíssimas concentrações, podem ser analisados em diferentes matrizes. As aplicações são inúmeras e as mais comuns incluem principalmente avaliações ambientais, análises de alimentos, indústria do petróleo, fármacos, etc. As análises que envolvem estes equipamentos são bem mais seletivas e sensíveis podem ser mais rápidas e baratas, uma vez que podem eliminar etapas de processamento. Nesse sentido esse equipamento poderá causar um impacto significativo na pesquisa não só do Instituto Oceanográfico, como para toda a comunidade científica da USP e do Estado de São Paulo. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CIPRO, CAIO V. Z.; BUSTAMANTE, PACO; MONTONE, ROSALINDA C.; OLIVEIRA, LUCAS C.; PETRY, V, MARIA. Do population parameters influence the role of seabird colonies as secondary pollutants source? A case study for Antarctic ecosystems. Marine Pollution Bulletin, v. 149, DEC 2019. Citações Web of Science: 0.
PIAZZA, CLEI ENDRIGO; MATTOS, JACO JOAQUIM; DE TOLEDO-SILVA, GUILHERME; FLORES-NUNES, FABRICIO; TADRA-SFEIR, MICHELLE ZIBETTI; TREVISAN, RAFAEL; BITTENCOURT, ARNALDO CECHINEL; BICEGO, MARCIA CARUSO; TANIGUCHI, SATIE; FREIRE MARQUES, MARIA RISOLETA; DAFRE, ALCIR LUIZ; BIANCHINI, ADALTO; DE SOUZA, EMANUEL MALTEMPI; DIAS BAINY, AFONSO CELSO. Transcriptional effects in the estuarine guppy Poecilia vivipara exposed to sanitary sewage in laboratory and in situ. ECOTOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL SAFETY, v. 182, OCT 30 2019. Citações Web of Science: 0.
MENDEZ-FERNANDEZ, PAULA; KISZKA, JEREMY J.; HEITHAUS, MICHAEL R.; BEAL, ANDRIA; VANDERSARREN, GAELLE; CAURANT, FLORENCE; SPITZ, JEROME; TANIGUCHI, SATIE; MONTONE, ROSALINDA C. From banana fields to the deep blue: Assessment of chlordecone contamination of oceanic cetaceans in the eastern Caribbean. Marine Pollution Bulletin, v. 137, p. 56-60, DEC 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.