Busca avançada
Ano de início
Entree

Laparoscopia e instrumentação para ovariectomia em mulas e diagnóstico de bovinos com indigestões

Resumo

A criação de muares representa uma fração econômica significativa na pecuária nacional. Reconhecidamente, o comportamento das mulas, durante o estro, influencia negativamente sua função zootécnica. Assim, a overiectomia nesses animais tem se apresentado como forma de torna-las cooperativas. Os métodos através de abordagens cirúrgicas de forma convencional, estão associados as complicações inerentes a técnica operatória. A ovariectomia por videolaparoscopia se apresenta com uma possibilidade para reduzir as complicações trans e pós-operatórias. Também é inegável a importância dos bovinos para o desenvolvimento econômico-social do país, sendo que estes são acometidos por indigestões, nas quais há necessidade da utilização de exames complementares Nessas situações a ultrassonografia contribui bastante, mas há situações em que a laparotomia exploratória é necessária, apresentando as desvantagens associadas uma abordagem cirúrgica convencional. Logo, também nessa situação, a laparoscopia exploratória pode contribuir conforme citado anteriormente. Serão utilizadas seis mulas hígidas, nas quais será avaliada a função reprodutiva, com realização do perfil hormonal reprodutivo e simultaneamente será realizada a ovariectomia através de videolaparoscopia com a utilização de bisturi ultrassônico, no pós-operatório será realizado o acompanhamento clínico-laboratorial para caracterizar possíveis complicações da técnica. Referindo-se aos bovinos, serão utilizados cinco animais, atendidos pela Clínica de Bovinos, UFRPE. Serão triados animais acometidos por transtornos traumáticos e obstrutivos do sistema gastrintestinal, onde será realizado após o exame físico, o exame ultrassonográfico, seguido de videolaparoscopia exploratória, em substituição a laparotomia exploratória convencional. Proceder-se-á o pós-operatório a semelhança das mulas e acompanhamento clínico-laboratorial. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVA, JOSE RICARDO B.; AFONSO, JOSE AUGUSTO B.; MENDONCA, CARLA L.; CAJUEIRO, JOBSON FILIPE P.; ALONSO, JULIANA M.; ALCANTARA, UILA A. A.; REBOUCAS, RODOLPHO A.; RODRIGUES, CELSO ANTONIO. Ultrasound with laparoscopy for the diagnosis of abdominal disorders in cattle. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 41, 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.