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Os filhos do Programa Bolsa Família: reflexões a partir do ponto de vista de ex-beneficiários que frequentam curso de ensino superior em universidade do interior do estado de São Paulo

Processo: 16/03926-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:André Pires
Beneficiário:André Pires
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Pobreza  Desigualdade  Acesso à educação  Programas sociais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desigualdade | Educação | pobreza | Programa Bolsa Familia | Programa Educação para Todos | Educação e Pobreza

Resumo

Este projeto tem como objeto de pesquisa um grupo de alunos de origem pobre, matriculados em cursos de ensino superior, cuja trajetória está associada a dois programas públicos federais focalizados: o Programa Bolsa Família (PBF) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Ambos os programas partem da premissa de que a educação é um vetor importante para o enfrentamento da pobreza. Considerando o exposto, esta investigação se fundamenta nas seguintes indagações. Quais foram as trajetórias dessas pessoas e suas estratégias individuais e/ou familiares (antes e depois do ingresso no ensino superior) para que elas pudessem acessar e permanecer numa Universidade? Que importância elas atribuem às políticas de inclusão, tais como o Programa Bolsa Família e o ProUni nessas trajetórias? Ou, em sentido complementar, de que maneiras esses estudantes conferem ao esforço pessoal/familiar a possibilidade de terem ingressado e permanecido na Universidade? Quais são os desejos destes estudantes em relação ao futuro e as chances objetivas que de fato têm de implementá-las? A investigação prevê a realização de 20 (vinte) entrevistas semi-estruturadas com ex-beneficiários do PBF que cursam ensino superior numa Universidade do interior do estado de São Paulo e análise das informações socioeconômicas dos alunos bolsistas do Prouni e ex-beneficiários do PBF a partir do cadastro de alunos fornecidos pela Universidade assim como de informações contidas nos microdados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Espera-se que a investigação possa contribuir para uma melhor compreensão sobre a trajetória desses alunos e suas estratégias individuais e familiares para acessar e permanecer numa Universidade; sobre o papel desempenhado pelo PBF e pelo ProUni nessas trajetórias assim como aquele desempenhado pelo esforço pessoal e/ou familiar. Em sentido mais amplo, busca-se contribuir para melhor compreensão sobre os alcances e/ou limites de políticas de inclusão social vis-à-vis o sentido atribuído ao esforço pessoal/familiar pelos beneficiários dessas políticas. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)