Busca avançada
Ano de início
Entree

Fatores impactantes na lealdade a cursos de Educação a Distância - um estudo de caso em um curso de graduação em Administração

Processo: 16/17407-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2017
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Setores Específicos
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Gouvêa
Beneficiário:Maria Aparecida Gouvêa
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação a distância  Evasão 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino a Distância | Evasão | Lealdade em serviços | Ensino a distância

Resumo

A educação a distância (EAD) no nível superior no Brasil tem observado grande expansão desde o início dos anos 2000. Esse método de ensino tem se popularizado, por sua flexibilidade geográfica e espacial e pela possibilidade de levar a educação a áreas remotas e, por conseguinte, a indivíduos que não teriam acesso a uma instituição tradicional. A trajetória ascendente dessa modalidade de ensino implica aumento da competição no mercado educacional e, traz consigo, a necessidade de se avaliarem os resultados dessas iniciativas.Este estudo propõe-se a identificar os fatores que determinam a lealdade de alunos que participam de cursos de Graduação em Administração na modalidade EAD. Por meio do método de estudo de caso, será selecionada uma instituição de ensino superior brasileira que esteja apresentando um curso de Administração na modalidade EAD há pelo menos um ano. Nestas condições, os alunos já são capazes de avaliar o curso bem como a sua disposição de concluí-lo.Uma pesquisa de natureza qualitativa será realizada com a coordenação deste curso a distância e outra pesquisa de caráter quantitativo, com abordagem junto aos alunos do referido curso. Os dados coletados serão analisados por meio de técnicas qualitativas, como análise de conteúdo e técnicas quantitativas, como análise descritiva e ferramentas multivariadas.Espera-se que os resultados deste estudo permitam traçar linhas de ação para melhorar os graus de lealdade do aluno ao curso, sendo esta refletida na disposição de concluí-lo e na possibilidade de recomendar cursos dessa modalidade a terceiros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)