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Servidor off-line Clickideia 3.0 (SCO3) com atualização automática de conteúdos educacionais em regiões com nenhum ou limitado acesso à internet através de redes oportunísticas

Processo: 16/10190-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de novembro de 2017 - 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Convênio/Acordo: FINEP - PIPE/PAPPE Subvenção
Colaborou com o Tema: Informática de Municípios Associados (IMA)
Pesquisador responsável:Mário Lôbo de Souza Neto
Beneficiário:Mário Lôbo de Souza Neto
Empresa:Clickideia Tecnologia Educacional Ltda. - EPP
Município: Campinas
Pesquisadores principais:Leandro Aparecido Villas
Pesq. associados:Luiz Fernando Bittencourt
Bolsa(s) vinculada(s):19/16971-1 - Servidor Off-line Clickideia 3.0 (SCO3) com atualização de automática de conteúdos educacionais em regiões com nenhum ou limitado acesso à internet através de redes oportunísticas, BP.TT
18/18291-5 - Servidor Off-line Clickideia 3.0 (SCO3) com atualização automática de conteúdos educacionais em regiões com nenhum ou limitado acesso à internet através de redes oportunísticas, BP.TT
18/19513-1 - Servidor Clickideia Offline 3.0 (SCO3 - Servidor Clickideia Offline) com atualizações educacionais automáticas de conteúdo e ferramentas através de redes oportunísticas em áreas sem ou com acesso limitado a internet, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 18/17699-0 - Servidor Off-line Clickideia 3.0 (SCO3) com atualização de automática de conteúdos educacionais em regiões com nenhum ou limitado acesso à internet através de redes oportunísticas, BP.TT
18/16517-6 - Desenvolvimento de um sistema híbrido baseados nos protocolos de rede Wi-Fi/802.11n e ZigBee/802.15.4 para auxiliar na coleta e disseminação de conteúdos em redes de conteúdo educacional oportunistas, BP.TT
18/02968-6 - Mecanismos de incentivo e coleta de dados oportunística para redes e conteúdo educacional oportunísticas, BP.TT
18/02723-3 - Integridade e tolerância a falhas para comunicação distribuída de dados educacionais, BP.TT
18/02248-3 - Servidor off-line Clickideia 3.0 (SCO3) com atualização de automática de conteúdos educacionais em regiões com nenhum ou limitado acesso à internet através de redes oportunísticas, BP.TT
17/22261-1 - Modelagem de dados do sistema distribuido de dados educacionais, BP.TT
17/23977-0 - Disseminação de conteúdos educacionais em redes oportunísticas, BP.TT - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Internet  Educação  Tecnologia  Plataformas de ensino e aprendizagem  Ensino e aprendizagem  Infraestrutura 

Resumo

A carência de infraestrutura nas escolas públicas do estado e municípios de São Paulo, principalmente aquelas situadas em regiões afastadas dos centros urbanos, contribui para o não exercício do direito à educação de qualidade. Apesar do Censo Escolar/INEP 2014, mostrar que 90% (5.113) das escolas públicas estaduais de São Paulo possuem internet e 78% (4.439) possuem banda larga, sabe-se que o uso da internet e sistemas computacionais é amplamente difundido nas áreas administrativas das escolas. Já a utilização por parte dos docentes e discentes é ínfima, visto que a infraestrutura presente nas salas de aula e/ou laboratórios não comporta a demanda de conexões simultâneas dos professores e alunos. Não obstante, há áreas no Estado de São Paulo, e no Brasil como um todo, que carece de uma estrutura de telecomunicações estável. Garantir a infraestrutura necessária para que a internet chegue e seja distribuída nos computadores das escolas é um processo altamente custoso e demorado. Ademais, sabe-se que para o uso contínuo e simultâneo de soluções tecnológicas web é necessária uma rede de comunicação robusta. A Clickideia, empresa com mais de 15 anos de história foi pioneira na criação de soluções para o bom uso da tecnologia na educação [Anexo A] e desenvolveu uma solução alternativa intitulada de Servidor Clickideia Offline, ou SCO, a qual é independente da conexão com a internet mas é dependente de uma rede local interna (LAN). Apesar do SCO superar a problemática da conexão com a internet, outros obstáculos ficaram evidentes. Por exemplo, é necessário que a escola tenha uma rede interna devidamente configurada para que o atual SCO seja acessado. Não obstante, o SCO é limitado apenas aos conteúdos do Portal Clickideia, ou seja, as ferramentas pedagógicas de apoio a sala de aula não compõem o Sistema Offline, devido a incompatibilidade técnica do código-fonte do Sistema Online. Além do mais, é necessário a presença de técnicos especializados para a atualização do SCO. Um comparativo mais detalhado pode ser encontrado no Anexo B desse documento. Propõe-se nesse projeto, a criação de um paradigma de comunicação confiável capaz de coletar e disseminar os conteúdos em regiões onde o acesso à redes infraestruturadas é limitado ou inexistente. Além disso, os dados de navegação gerados dentro da escola serão capturados e transportados até um local com internet para realizar a transmissão para a base central do sistema da empresa. Nos casos de inoperabilidade da internet, a atualização desses conteúdos e ferramentas deverá ser através das redes oportunísticas, compostas por dispositivos móveis inteligentes com capacidade de processamento e comunicação. Essa tecnologia tornará a atualização automática independente da conexão à rede. Somado a isso, o novo SCO, ou SCO3, terá o mesmo comportamento sistêmico idêntico ao Portal Online. Isso se traduz em impactos diretos ou indiretos no processo de ensino e aprendizagem da comunidade escolar. Por exemplo, uma escola que não tem biblioteca, poderia amenizar essa carência com o acesso à internet. Porém, é importante ressaltar que o simples acesso à internet não garante a qualidade dos conteúdos aos quais seus alunos são expostos. Por outro lado, os conteúdos da Clickideia são reconhecidamente confiáveis e de qualidade. O projeto representa ainda uma diminuição dos custos com a educação pública pelas secretarias de educação que, devido à falta de infraestrutura elementar ou básica, promovem a nucleação do ensino, deslocando seus alunos para regiões distantes de suas comunidades. (AU)