Busca avançada
Ano de início
Entree

Termoeletricidade em amostras de SrTiO3 dopadas com Nb

Processo: 17/02045-2
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2017 - 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Luis Carlos Ogando Dacal
Beneficiário:Luis Carlos Ogando Dacal
Instituição-sede: Instituto de Estudos Avançados (IEAv). Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Pesq. associados: Andrés Cantarero Saez ; Valerio Olevano
Assunto(s):Semicondutores  Dopagem eletrônica  Termoeletricidade  Estrutura eletrônica  Propriedades térmicas  Teoria do funcional da densidade 

Resumo

Termoeletricidade é um tema de pesquisa que vem recebendo atenção devido a seu apelo tecnológico e também ambiental. Ao mesmo tempo, SrTiO3 é um composto que vem despertando o interesse da comunidade científica por apresentar uma grande quantidade de propriedades interessantes, tanto do ponto de vista científico quanto tecnológico. Dentre estas propriedades, a capacidade de transformar calor em eletricidade (termoeletricidade) merece destaque.Nosso projeto irá calcular as propriedades termoelétricas de amostras de SrTiO3 dopadas com Nb e crescidas sobre LaAlO3. As amostras são crescidas em Barcelona (Espanha) através da técnica de "deposição por laser pulsado" e serão caracterizadas em Valencia (Espanha). Nossos cálculos darão suporte aos grupos experimentais na busca pelos parâmetros que otimizam o desempenho termoelétrico do material e contará também com a colaboração de um pesquisador teórico que trabalha no Instituto Néel (França). Nossa pesquisa contribuirá para uma melhor compreensão dos efeitos da dopagem e do substrato sobre as propriedades do SrTiO3 visando a obtenção de um dispositivo com desempenho termoelétrico ótimo. Para este fim, empregaremos cálculos de "primeiros princípios", uma "técnica" consolidada na comunidade científica internacional, mas que exige robustez dos recursos computacionais empregados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DACAL, LUIS C. O.; CANTARERO, ANDRES; OLEVANO, VALERIO. Substrate strain and doping effects on the crystal structure of SrNbxTi1-xO3. European Physical Journal B, v. 92, n. 8 AUG 12 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.