Busca avançada
Ano de início
Entree

Proposta de ensaio de proficiência aplicado a acreditação no âmbito da metrologia legal na medição de pressão arterial

Processo: 17/50173-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Vigência: 01 de agosto de 2017 - 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Bruno Amado Rodrigues Filho
Beneficiário:Bruno Amado Rodrigues Filho
Instituição-sede: Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP). Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Instituição parceira: Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania (São Paulo - Estado). Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP)
Assunto(s):Rastreabilidade  Ensaios  Pressão sanguínea  Metrologia  Acreditação 

Resumo

Esfigmomanômetro é um instrumento de medição utilizado para diversos diagnósticos clínicos, incluindo a hipertensão. Todavia, desvios de medição inerentes ao instrumento podem ocasionar diagnósticos incorretos. No Brasil, os esfigmomanômetros são avaliados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - INMETRO, porém, mudanças recentes na regulamentação permitem que fabricantes e importadores declarem a conformidade dos instrumentos por eles comercializados, utilizando laboratórios acreditados, como alternativa ao INMETRO. Uma vez que não há provedores de ensaio de proficiência para esfigmomanômetros, e que não há interesse em comparações interlaboratorias entre esses laboratórios devido a questões econômicas e comerciais, a confiabilidade dessas medições fica comprometida. Assim, o presente projeto tem como objetivo aprimorar a medição de pressão arterial no país por meio de ensaios de proficiência a serem realizados pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP). Como resultado, espera-se obter informações úteis à monitoração da qualidade dos esfigmomanômetros a partir dos resultados de um programa piloto de ensaio de proficiência com as empresas, além de iniciar um controle periódico dessa qualidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RODRIGUES FILHO, BRUNO A.; FARIAS, RAFAEL F.; DOS ANJOS, WILIAN. Evaluating the impact of measurement uncertainty in blood pressure measurement on hypertension diagnosis. BLOOD PRESSURE MONITORING, v. 23, n. 3, p. 141-147, JUN 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.