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Dispositivos na pesquisa "com": olhares cruzados na saúde e na educação

Processo: 17/13713-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Data de Início da vigência: 07 de outubro de 2017
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2017
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem de Saúde Pública
Pesquisador responsável:Cinira Magali Fortuna
Beneficiário:Cinira Magali Fortuna
Pesquisador visitante: Patricia Bessaoud-Alonso
Instituição do Pesquisador Visitante: Université de Limoges, França
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação em saúde  Educação continuada  Prática profissional  Saúde pública  Análise de dados  Intercâmbio de pesquisadores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anáilise institucional | Análise de dados em pesquisa intervenção | Apoio Institucional | educação permanente em saúde | Pesquisa intervenção | Saúde Coletiva | Saúde Coletiva e Pesquisa Qualitativa

Resumo

Trata-se de participação de professor visitante principalmente no projeto pesquisa PPSUS (2016/15199-5). É um estudo de abordagem qualitativa do tipo pesquisa-intervenção que tem por objetivo analisar as práticas profissionais dos apoiadores municipais da Política Nacional de Humanização (PNH) e articuladores municipais de Educação Permanente em Saúde (EPS) e implementar ações junto aos 24 municípios do Departamento Regional de Saúde III de Araraquara. A pesquisa utilizará o referencial teórico metodológico da Análise Institucional francesa, linha socioclínica. A produção dos dados será realizada em quinze sessões de grupos de discussão com articuladores de EPS e apoiadores da PNH, com periodicidade mensal, intercaladas com três sessões de restituição das análises e 48 entrevistas semi-estruturadas realizadas com os mesmos. Pretende-se mapear ações, dificuldades, lacunas e ferramentas utilizadas por eles no desenvolvimento de suas funções. Os resultados esperados dizem respeito a apropriação de ferramentas de trabalho pelos apoiadores e articuladores que possam ser utilizadas para fomentar análises junto a coletivos de trabalhadores de saúde dos serviços que compõem a rede municipal na direção da aprendizagem significativa, visando a transformação das práticas de gestão nos territórios, além da possibilidade de melhoria do cuidado prestado à população. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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