Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem de processos nucleares em explosões solares utilizando pacotes de simulação Monte Carlo

Processo: 17/13282-5
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2018 - 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astronomia do Sistema Solar
Pesquisador responsável:Sérgio Szpigel
Beneficiário:Sérgio Szpigel
Instituição-sede: Escola de Engenharia (EE). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Pesq. associados: Alexander Lachlan Mackinnon ; Carlos Guillermo Giménez de Castro ; Jean Pierre Raulin ; Paulo José de Aguiar Simões ; Sourav Palit
Assunto(s):Astrofísica solar  Erupção solar  Atmosfera solar  Radiação Terahertz  Método de Monte Carlo  Atacama Large Millimeter/Submillimeter Array (ALMA)  Large Latin American Millimeter Array (LLAMA) 

Resumo

As emissões em raios-gama e na faixa de frequências em sub-THz oferecem uma oportunidade única em Astrofísica para estudar os processos nucleares que ocorrem em explosões solares. A análise dos espectros de emissão observados nessas faixas de frequências requer simulações complexas que, no entanto, ainda não são capazes de descrever as condições extremas dos ambientes de explosões solares. A proposta do presente projeto é desenvolver uma modelagem detalhada para descrever o transporte de íons primários acelerados a altas energias (~MeV até ~GeV) em explosões solares, a produção e o transporte de partículas secundárias resultantes de processos nucleares e a consequente emissão de raios-gama e radiação girossincrotrônica/sincrotrônica na faixa de frequências em micro-ondas e sub-THz, considerando modelos realísticos para a atmosfera solar ambiente e incluindo os efeitos do campo magnético. Para essa finalidade, serão realizadas simulações Monte-Carlo dos processos nucleares que ocorrem em explosões solares utilizando os pacotes FLUKA e GEANT4. Com base nos modelos desenvolvidos, será elaborada uma estrutura de diagnóstico teórico para interpretar os dados de observações de explosões solares realizadas em raios-gama pelo RHESSI, pelo Fermi e por experimentos anteriores e na faixa de frequências em sub-THz pelo SST e pelo KOSMA/BEMRAK, bem como os dados que se espera obter em observações com instrumentos de ponta como o ALMA e o LLAMA. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PALIT, SOURAV; RAULIN, JEAN-PIERRE; SZPIGEL, SERGIO. Response of Earth's Upper Atmosphere and VLF Propagation to Celestial X-Ray Ionization: Investigation With Monte Carlo Simulation and Long Wave Propagation Capability code. JOURNAL OF GEOPHYSICAL RESEARCH-SPACE PHYSICS, v. 123, n. 12, p. 10224-10238, DEC 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.