Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemática de dípteros e ortópteros pouco estudados: diversidade e evolução de Oestroidea e Muscoidea (Insecta: Diptera) e Phalangopsidae (Insecta: Orthoptera: Grylloidea) da Região Neotropical

Processo: 16/50387-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2018 - 31 de janeiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Silvio Shigueo Nihei
Beneficiário:Silvio Shigueo Nihei
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Zoologia (classificação)  Diptera  Insecta  Orthoptera  Sistemática  Filogenia 

Resumo

A presente proposta visa contribuir com o conhecimento sistemático de dípteros e ortópteros pouco estudados no país, como as moscas das superfamílias Muscoidea e Oestroidea, e os grilos da família Tachinidae e Rhinophoridae (Diptera, Oestroidea) e Muscidae (Muscoidea). Rhinophoridae e Tachinidae, esta última a maior família de Diptera, não possuem trabalhos taxonômicos recentes, resultando na grande necessidade de descrições de espécies e revisões taxonômicas; Muscidae, por sua vez, embora seja uma família relativamente bem estudada no país devido a sua grande diversidade, também necessita de estudos taxonômicos em diversos níveis. Com relação aos Orthoptera, esta proposta pretende estudar, do ponto de vista taxonômico (descrições e revisões taxonômicas) e sistemático (hipóteses filogenéticas) a família Phalangopsidae, o maior táxon de grilos neotropicais. Este grupo é bastante negligenciado e tem um grande potencial de estudo em virtude da falta de especialistas e trabalhos taxonômicos e sistemáticos no país. Assim, para atingir estes objetivos, pretendemos realizar coletas e estudar espécimes depositados em coleções nacionais, sobretudo no MZSP, além de coleções estrangeiras; elaborar estudos morfológicos e revisões taxonômicas, possibilitando a construção de hipóteses filogenéticas; e realizar estudos de sistemática molecular, os primeiros para estes grupos, possibilitando a construção de hipóteses filogenéticas baseadas em dados moleculares. Desta forma, solicitamos bolsas de IC, AT-NS e PDJ visando, além da realização destes importantes estudos para o conhecimento da biodiversidade brasileira, a formação e o treinamento de novos taxonomistas em áreas carentes e fundamentais para o progresso da ciência brasileira. Os resultados preliminares desta proposta serão apresentados em projetos de grande relevância, como os congressos brasileiros de Zoologia e Entomologia (ambos em 2016), além de congressos internacionais como o International Congress of Entomology (2016, Orlando, EUA), o International Congress of Dipterology (2018, Cidade do Cabo, África do Sul), e o International Congress of Orthopterology (2016, Ilhéus, Brasil). Além disso, nossos resultados fundamentarão artigos científicos importantes em revistas de grande impacto, nacionais e internacionais. É esperado, ao término desta proposta, que as seguintes metas sejam alcançadas: o treinamento e formação de jovens taxonomistas; a consolidação de novos grupos de pesquisa e a fixação de jovens doutores; o acréscimo de material biológico e o incremento de nossas coleções biológicas; além de uma contribuição imensurável para a taxonomia e a ciência brasileira de modo geral, aumentando o conhecimento de nossa biodiversidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CAMPOS, LUCAS DENADAI; SOUZA-DIAS, PEDRO GUILHERME BARRIOS DE; DESUTTER-GRANDCOLAS, LAURE; SHIGUEO NIHEI, SILVIO. Colonization of different biomes drove the diversification of the Neotropical Eidmanacris crickets (Insecta: Orthoptera: Grylloidea: Phalangopsidae). PLoS One, v. 16, n. 1 JAN 15 2021. Citações Web of Science: 0.
DE CAMPOS, LUCAS DENADAI; SOUZA-DIAS, PEDRO G. B.; NIHEI, SILVIO SHIGUEO. New Brazilian Tafaliscina increase the diversity of this Neotropical cricket clade (Orthoptera: Grylloidea: Gryllidae: Oecanthinae: Paroecanthini). ZOOSYSTEMA, v. 42, n. 19, p. 331-353, JUL 7 2020. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.