Busca avançada
Ano de início
Entree

O IMPERATIVO DO DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO: Uma análise dos discursos da psicologia dirigidos aos professores.

Processo: 18/00287-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2018
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2020
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Ana Laura Godinho Lima
Beneficiário:Ana Laura Godinho Lima
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação  Formação de professores  Psicologia do desenvolvimento 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:estudos foucaultianos | formação de professores | historia da educação | Manuais De Ensino | psicologia do desenvolvimento | psicologia e educação | Psicologia e educação

Resumo

O projeto focaliza a psicologia do desenvolvimento ensinada aos professores no decorrer do século XX, a partir da perspectiva de uma história crítica interessada em compreender como os seus conteúdos se tornaram uma referência central para os discursos pedagógicos. Para caracterizar os conhecimentos sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente, assim como as orientações práticas para o trabalho dos professores derivadas desses saberes, recorre aos textos de Michel Foucault e outros autores contemporâneos acerca da análise do discurso. A pesquisa elege como fontes nucleares manuais de psicologia do desenvolvimento empregados nas escolas normais e cursos de pedagogia e licenciatura publicados no Brasil ao longo do século XX. Muitos desses livros foram escritos a partir da experiência de seus autores como professores dessa disciplina e, em alguns casos, correspondem ao conjunto de suas aulas, ministradas conforme os programas para a formação docente que vigoravam na época em que foram publicados. Por meio do seu exame, pretende-se analisar os saberes psi e as prescrições educacionais formuladas a partir deles, bem como identificar suas transformações. A investigação incide sobre os discursos relativos ao desenvolvimento dos alunos e às recomendações sobre como adequar as rotinas e as atividades escolares às suas necessidades, possibilidades e interesses em cada faixa etária. Busca oferecer subsídios para as reflexões atuais sobre o ensino das teorias psicogenéticas a professores em formação, por meio da problematização do consenso atual em torno do enunciado segundo o qual a função precípua da escola é promover o desenvolvimento do aluno. Para isso, pretende evidenciar os modos de emergência e as transformações nos conteúdos relativos ao desenvolvimento humano nos discursos da psicologia destinados à formação docente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)