Busca avançada
Ano de início
Entree

Polímeros condutores e compósitos de polímeros condutores e hidrogéis como matrizes modelo para a liberação controlada de drogas

Processo: 03/00809-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2003
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Susana Inés Córdoba de Torresi
Beneficiário:Luiz Marcos de Lira Faria
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

O presente projeto tem como objetivo a caracterização de polímeros condutores, como a polianilina, polipirrol e derivados como membranas em sistemas de liberação controlada de drogas iônicas. Os polímeros condutores podem ser predominantemente trocadores de cátions ou de ânions em processos de compensação de cargas. A auto-dopagem ou a dopagem com poliânions pode transformar um polímero condutor, originalmente trocador de ânions, em uma membrana trocadora de cátions. Um fluxo iônico acompanha as reações redox de um polímero condutor. Assim, estuda-se a dinâmica de drogas iônicas, como o salicilato e a dopamina protonada, em polímeros condutores através de espectrofotometria UV-Vis. A liberação das drogas incorporadas química ou eletroquimicamente nos polímeros é realizada em meio aquoso e em diferentes potenciais, onde se avalia o controle eletroquímico saída do fármaco. Redes condutoras interpenetrantes de polímeros condutores e hidrogéis também serão pesquisadas como matrizes para a incorporação e liberação controlada eletroquimicamente. Neste trabalho pretende-se estudar o compósito de polianilina e poliacrilamida, sintetizado pela primeira vez no mestrado do candidato. Tais sistemas têm vantagens sobre a forma de utilização dos polímeros condutores até então, uma delas é a vantagem de poder serem incorporadas e liberadas de forma controlada drogas neutras. Outra vantagem é a maior quantidade que pode ser liberada. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIRA, LUIZ M.; MARTINS, KARINA A.; CORDOBA DE TORRESI, SUSANA I. Structural parameters of polyacrylamide hydrogels obtained by the Equilibrium Swelling Theory. EUROPEAN POLYMER JOURNAL, v. 45, n. 4, p. 1232-1238, APR 2009. Citações Web of Science: 29.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.