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Retratos de aprendizagem Guarani Mbyá: um estudo psicologia social sobre experiências de aprendizagem na aldeia pyau

Processo: 05/52500-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Pesquisador responsável:Jose Moura Gonçalves Filho
Beneficiário:Daniela Morita Nobre
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação indígena   Pesquisa participante
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Indigena | Enraizamento | Guarani-Mbya | Memoria | Pesquisa Participante | Psicologia Social

Resumo

O projeto de pesquisa "Nhanhemboé" pararova jajapyravy - um estudo sobre educação, memória e enraizamento Guarani-Mbya" nasce do florescimento de conhecimentos dos Guarani-Mbya sobre o papel da memória dos velhos na educação das crianças e dos jovens, provocados pelo desafio de transmitir saberes próprios ao seu universo cultural em um contexto fortemente urbano, em espaço físico reduzido, com poucos recursos naturais. Tendo como ponto de partida a experiência vivenciada com o grupo interdisciplinar de extensão universitária Oim iporã ma Ore-rekó (USP), o objetivo dessa pesquisa é estudar, à luz da Psicologia Social, a memória dos velhos nas experiências cotidianas de educação dos Guarani-Mbya que vivem nas aldeias ltu e Pyau da cidade de São Paulo, e refletir sobre as possíveis expressões de enraizamento nesses processos. Para tanto, serão realizadas: a observação participante dos processos de transmissão e aprendizagem de saberes cotidianos de diferentes gerações - velhos e crianças, a coleta de depoimentos da memória dos mais velhos sobre suas histórias de vida, bem como a elaboração de atividades com as crianças de transmissão das memórias compartilhadas. A pesquisa será desenvolvida nos moldes da pesquisa participante, cuja referência revela a importância de considerar os Guarani-Mbya como sujeitos do ato de conhecer. (AU)

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