Busca avançada
Ano de início
Entree

Dekkera e brettanomyces: caracterizacao e comportamento fermentativo de linhagens contaminantes da fermentacao alcoolica.

Processo: 05/53401-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Sandra Regina Ceccato Antonini
Beneficiário:Maria Cristina Meneghin
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Brettanomyces   Dekkera
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brettanomyces | Dekkera | Fermentacao Etanolica | Toxina Killer

Resumo

As leveduras Brettanomyces/Dekkera estão envolvidas no processo de deterioração de vinhos após o término das fermentações alcoólicas e maloláticas e são responsáveis pela formação de compostos secundários que conferem odores desagradáveis aos mesmos. Trata-se de um microrganismo oportunista e não competitivo que já foi também documentado em processo contínuo de produção de etanol, gerando prejuízos ao processo. Devido ao importante papel que essas leveduras exercem nos processos fermentativos do vinho e do álcool como contaminantes e a pouca informação que se tem sobre isso especialmente quanto à fermentação etanólica, o presente estudo propõe a caracterizar linhagens de Dekkera/Brettanomyces isoladas de processos fermentativos diversos utilizando-se testes fisiológicos/bioquímicos e moleculares, verificar a atividade 'killer' e a sensibilidade das mesmas à toxinas 'killer' diversas, além de avaliar o crescimento e o comportamento fermentativo dessas linhagens em condições industriais. Espera-se com os resultados poder contribuir para o entendimento do papel que as leveduras Dekkera/Brettanomyces têm no processo de fermentação alcoólica, em comparação com isolados de ambientes vinícolas, onde o conhecimento está melhor estabelecido. Propõe-se também testes rápidos e confiáveis para a detecção dessas linhagens nos processos, uma vez que elas têm taxas lentas de crescimento e baixo nível de ocorrência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENEGHIN, Maria Cristina. Caracterização e comportamento fermentativo de linhagens de Dekkera contaminantes da fermentação alcoólica. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.