Busca avançada
Ano de início
Entree

Epidemiologia molecular do vírus da laringotraqueíte infecciosa isolados de surtos em poedeiras comerciais no estado de São Paulo

Processo: 05/56165-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Antonio José Piantino Ferreira
Beneficiário:Jorge Luis Chacon Villanueva
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reação em cadeia por polimerase (PCR)   Virulência   Surtos de doenças   Avicultura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epidemiologia Comercial | Pcr | Podedeira Comercial | Rflp | Sequenciamento

Resumo

A laringotraqueíte infecciosa (LTI) é uma doença que produz altas perdas econômicas à avicultura comercial, devido aos sinais respiratórios, elevada mortalidade e diminuição na produção de ovos e no desempenho das aves. A capacidade de estabelecimento de um estado de latência do vírus da LTI (VLTI) tem um papel importante na epidemiologia da doença, complicando as medidas de controle e erradicação. Se o vírus de campo ou vacinal em latência são reativados, a virulência do vírus pode ser incrementada por uma combinação de fatores predisponentes ou pela mutação pontual nos genes relacionados com a virulência viral. No final de 2002, aconteceram surtos de LTI com quadros clínicos severos na região de Tupã (São Paulo). Ao parecer às medidas de quarentena e vacinação não conseguiram controlar a disseminação e evitar o surgimento de novos surtos. O presente projeto tem como objetivos: (1) detectar pela técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR) o VLTI em amostras de campo coletadas entre 2002 até 2008, procedentes de granjas com sintomatologia suspeita da doença e de áreas onde a vacinação foi implementada, (2) caracterizar molecularmente os vírus isolados desde 2002 por técnicas de sequenciamento genético e análise de polimorfismo de comprimento dos fragmentos de restrição (RFLP), e (3) análise genealógica dos vírus detectados. Este estudo de monitoramento epidemiológico dos VLTI oferecerá dados que permitiriam avaliar os atuais programas vacinais adotados no Estado de SP. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CHACON, JORGE LUIS; PIANTINO FERREIRA, ANTONIO J.. Differentiation of field isolates and vaccine strains of infectious laryngotracheitis virus by DNA sequencing. Vaccine, v. 27, n. 48, p. 6731-6738, . (05/56165-1)
CHACON, JORGE LUIS; NARANJO NUNEZ, LUIS FABIAN; VEJARANO, MARIA PILAR; SANTANDER PARRA, SILVANA HIPATIA; ASTOLFI-FERREIRA, CLAUDETE SERRANO; PIANTINO FERREIRA, ANTONIO JOSE. Persistence and spreading of field and vaccine strains of infectious laryngotracheitis virus (ILTV) in vaccinated and unvaccinated geographic regions, in Brazil. TROPICAL ANIMAL HEALTH AND PRODUCTION, v. 47, n. 6, p. 1101-1108, . (05/56165-1)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VILLANUEVA, Jorge Luis Chacón. Epidemiologia molecular do vírus da laringotraqueíte infecciosa isolados de surtos em poedeiras comerciais no Estado de São Paulo. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.