Busca avançada
Ano de início
Entree

O uso do polissacarideo natural celulose quimicamente modificado na remocao de cations e termoquimica da interacao na interface interface solido/liquido.

Processo: 05/53670-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Claudio Airoldi
Beneficiário:Edson Cavalcanti da Silva Filho
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/06635-8 - Estudos termodinâmicos de interações em sistemas homogênicos e heterogêneos com ênfase em calorimetria, AP.TEM
Assunto(s):Imobilização   Calorimetria   Polissacarídeos   Celulose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Calorimetria | Celulose | Imobilizacao | Moleculas Pendentes | Polissacarideo | Remocao De Metais

Resumo

Este plano de pesquisa tem a finalidade de modificar quimicamente a superfície do polissacarídeo natural, barato e largamente encontrado na natureza, a celulose. O princípio básico é iniciar uma série de reações químicas, tendo como composto inicial o composto clorado e a partir da mesma, sintetizar o derivado de uma diamina. Uma seqüência de reações estão sendo propostas, tendo em mente o conhecimento adquirido com o polímero inorgânico sílica gel e com o biopolímero natural quitina. Os reagentes a serem utilizados nestas reações propiciam a facilidade no aumento da cadeia da molécula pendente, ligada covalentemente à superfície do polissacarídeo. Com o andamento de reações propostas, sempre o que se busca é a adição sucessiva de grupos que contenham centros básicos para que possam atuar na interação com os cátions existentes em soluções, principalmente a aquosa, com a finalidade de simular aquelas existentes em efluentes industriais. O processo de acompanhamento da adsorção será feito inicialmente através da batelada, cujos dados obtidos indicarão sobre a magnitude do comportamento interativo e mostrarão também as condições de possíveis para a separação catiônica. Após estas caracterizações as superfícies modificadas serão também tituladas calorimetricamente na interface sólido/líquido, cujas grandezas termodinâmicas direcionarão entendimentos a respeito da remoção de metais pesados do meio ambiente, demonstrando a utilidade destes suportes para o ecossistema. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA FILHO, Edson Cavalcanti da. O polissacarideo natural celulose quimicamente modificado no uso da remoção de cations e termoquimica da interação na interface solido/liquido. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.