Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise das variações de longo período do campo paleomagnético do Cretáceo

Processo: 04/05363-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Marcia Ernesto
Beneficiário:George Caminha Maciel Filho
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Análise espectral   Geomagnetismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Espectral | Estatistica De Fisher | Geomagnetismo | Polos Virtuais | Reversoes Geomagneticas

Resumo

O campo geomagnético sofreu contínuos afastamentos de sua configuração quase-axial, que resultaram em inversões de polaridade ou nas chamadas excursões geomagnéticas. Neste caso, o campo dipolar migra em direção ao equador sem contudo, completar a inversão. A localização num determinado instante do tempo geológico, do pólo geomagnético é denominado Pólo Geomagnético Virtual (PGV). Alguns dos eventos geomagnéticos mais bem conhecidos mostram deslocamentos de PGVs ocupando faixas de longitude preferenciais ao se deslocarem de um hemisfério (pólo) em direção a outro. Se este comportamento for geral e constante para todas as transições de polaridade ou excursões, então é possível reconhecer mais facilmente os horizontes de polaridade registrado nas rochas, quando comparados à escala global de reversões. A variação secular do campo geomagnético pode mudar de padrão em função das altas taxas de inversão do campo observadas no Cretáceo Inferior e Superior, em comparação com o período correspondente ao longo intervalo de polaridade normal registrado no Cretáceo "Médio" (120-80 Ma). Esse padrão será investigado através de dados paleomagnéticos desses três períodos, como também a influência na distribuição dos pólos geomagnéticos virtuais (PGVs) e conseqüente influência na estatística de Fisher, normalmente utilizada em trabalhos paleomagnéticos. A metodologia utilizada para a investigação do padrão de inversões será a análise espectral para séries descontínuas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAMINHA-MACIEL, GEORGE; ERNESTO, MARCIA. LSTPERIOD SOFTWARE: SPECTRAL ANALYSIS OF MULTIPLE IRREGULARLY SAMPLED TIME SERIES. ANNALS OF GEOPHYSICS, v. 62, n. 5, . (04/05363-5)
CAMINHA-MACIEL, GEORGE; ERNESTO, MARCIA. LSTperiod software: spectral analysis of multiple irregularly sampled time series. ANNALS OF GEOPHYSICS, v. 62, . (04/05363-5)