Busca avançada
Ano de início
Entree

Metodologia otimizada para a determinação de digestibilidade de rações para camarões marinhos em cultivo

Processo: 05/52526-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Daniel Eduardo Lavanholi de Lemos
Beneficiário:Gabriela Faria Oliveira
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:00/09920-5 - Bioenergética fisiológica digestiva e índices de condição fisiológica durante a ontogênese do camarão-rosa Farfantepenaeus paulensis e do robalo-peba Centropomus parallelus: aplicações em Aqüicultura (moaa1), AP.JP
Assunto(s):Carcinicultura   Nutrição animal   Digestibilidade   Ração   Camarão   Litopenaeus vannamei
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquicultura | Camarao | Digestibilidade | Nutricao | Racao

Resumo

A aquicultura tem apresentado um rápido desenvolvimento nos últimos anos, sendo a carcinicultura o segmento mais lucrativo e crescente do setor. Nesse contexto, o Brasil desponta com a maior produtividade mundial de camarões marinhos, basicamente da espécie Litopenaeus vannamei. Nestes sistemas de cultivo a ração representa o custo mais elevado da produção e é a maior fonte poluidora dos efluentes das fazendas de camarão, ambos consequências, principalmente, da proteína, o maior e mais caro constituinte da ração. Desta forma, a busca por rações de qualidade adequada é uma necessidade para cultivos menos poluentes e mais eficientes economicamente. O presente projeto tem por objetivo otimizar um método de análise de qualidade de rações já existente e considerado o mais adequado para avaliação da digestibilidade em crustáceos: o método gravimétrico. Para tanto, será desenvolvido um sistema de cultivo, com recirculação de água marinha, que permita determinações simultâneas de crescimento, ingestão, liberação de fezes e eficiência da absorção de nutrientes alimentares que seja confiável e reprodutível. A validação do sistema será por meio de experimentos para a determinação da qualidade de rações comerciais para juvenis do camarão L. vannamei. Assim, o projeto visa fornecer respostas às demandas do setor aquícola, quanto à qualidade de rações para camarões marinhos. Sendo viável tecnicamente, o sistema possibilitará novos estudos sobre alimentação e nutrição destes animais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Gabriela Faria. Metodologia otimizada para a determinção de digestibilidade de dietas para camarões marinhos em cultivo. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico (IO/DIDC) São Paulo.