Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise enantiosseletiva da mirtazapina e seus metabolitos: tecnicas modernas de microextracao e analise e aplicacao em icacao em estudo de disposicao cinetica.

Processo: 05/52758-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2006
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise Toxicológica
Pesquisador responsável:Pierina Sueli Bonato
Beneficiário:Fernando José Malagueno de Santana
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Eletroforese capilar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eletroforese Capilar | Lc-Ms-Ms | Mirtazapina | Tecnicas De Microextracao

Resumo

A necessidade de técnicas adequadas de preparação de amostras para análise de fármacos e seus metabólitos em matrizes biológicas, levou ao desenvolvimento de novas técnicas de microextração altamente seletivas e pouco poluentes. Aliado a esses avanços, o emprego de modernas e eficientes tecnologias analíticas, como a CE e o HPLC acoplado à MS, tem resultado em um considerável avanço em qualidade nas metodologias analíticas disponíveis para bioanálises enantiosseletivas, permitindo quantificar os enantiômeros de fármacos administrados como racematos. Sendo assim, estamos propondo o desenvolvimento e a validação de metodologias enantiosseletivas para a análise dos enantiômeros da mirtazapina e de seus metabólitos em fluidos /biológicos, utilizando a CE e a LC-MS-MS quiral. Para a preparação das amostras serão empregadas a SPME e a LPME. Por último, esses métodos serão utilizados em um estudo de disposição cinética em voluntários sadios, caracterizados como metabolizadores rápidos para o CYP2D6 e com atividade do CYP3A4 avaliada in vivo. A mirtazapina é um novo antidepressivo com propriedades farmacodinâmicas enantiosseletivas. Os escassos métodos de análise enantiosseletiva disponíveis na literatura têm limitado a obtenção de dados referentes à disposição cinética dos enantiômeros, o que nos levou a propor este projeto, contribuindo para um melhor entendimento da relação entre doses e concentrações plasmáticas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTANA, Fernando José Malagueño de. Análise enantiosseletiva da mirtazapina e seus metabólitos: técnicas modernas de microextração e análise e aplicação em estudos de disposição cinética. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.