Busca avançada
Ano de início
Entree

Comunidades virtuais de aprendizagem: uma investigacao de suas potencialidades pedagogicas.

Processo: 05/53269-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2007
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Dirceu da Silva
Beneficiário:Mariana da Rocha Corrêa Silva
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Prática de ensino   Educação a distância
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao A Distancia | Metodologia Pedagogica | Pratica De Ensino

Resumo

A evolução da tecnologia e a formação das redes de computadores tornou possível a criação de um novo meio de comunicação - a comunicação mediada por computador. Pode-se destacar a Aprendizagem Colaborativa Assistida por Computador (ACAC) como uma estratégia educativa que viabiliza o processo de construção do conhecimento, com o apoio de computadores, entre pessoas pertencentes a um grupo de trabalho. Partindo da premissa que a ACAC se fundamenta numa abordagem de aprendizagem colaborativa, pode-se dizer que o uso de estratégias de aprendizagem mediadas por computador só trará resultados significativos ao processo educacional se houver também coerência na atitude do educador. Com essas perspectivas e levando em consideração o oferecimento de 17.585 vagas em cursos de graduação a distância pelo MEC, a presente pesquisa se propõe a investigar as possibilidades pedagógicas de ambientes de educação a distância no processo de formação, via a constituição e gerenciamento de uma comunidade virtual de aprendizagem, ressaltando dimensões como colaboração e interatividade e analisando o papel do professor neste processo. Para tanto, essa investigação terá base em cursos de graduação e pós-graduação oferecidos na Unicamp e na Unesp (que usam o ambiente de EaD TelEduc), apresentando as questões relativas a uma nova postura pedagógica e metodológica dos profissionais envolvidos, quando inseridos em um ambiente virtual de aprendizagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Mariana da Rocha Corrêa. Formação e gestao de uma comunidade virtual de pratica: criação e validação de um instrumento de pesquisa. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.