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A aparição do menino Jesus a Santo Antonio de Pádua de Francisco de Zurbarán - no MASP. O dilema entre iconografias limítrofes. A evolução da imagem de Santo Antonio no século XVII. A visão e o êxtase na pintura de Zurbarán

Processo: 05/52606-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Luciano Migliaccio
Beneficiário:Christine Gisele Decarli
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:01/09967-4 - Programa Cicognara. A constituição da tradição clássica, AP.TEM
Assunto(s):Pinturas (arte)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Francisco De Zurbaran | Pintura Espanhola

Resumo

A pesquisa propõe como tema para dissertação de Mestrado, a obra Aparição do Menino Jesus a Santo Antônio de Pádua de Francisco de Zurbarán - no Masp. Pretende realizar um estudo que possibilite uma profunda compreensão da obra em seus diversos aspectos. Visa estabelecer as relações com seu meio cultural, com a mentalidade da época, de forma que a obra seja interpretada no seu caráter iconográfico, iconológico, estético e histórico. Prevê contribuir para a extinção da dúvida iconográfica que se estabelece entre a representação de dois santos franciscanos: Santo Antônio de Pádua e São Francisco de Assis. Para isso, propõe o estudo da iconografia dos dois santos em outras versões executadas por Zurbarán e em obras precedentes da iconografia antoniana e franciscana, realizadas por outros artistas, buscando demonstrar o quanto e como a popularidade da representação da Visão do Menino Jesus em Santo Antônio, sobretudo no século XVII, na Espanha, pode ser considerada significativa e determinante na iconografia da obra do Masp. Almeja examinar no estudo da evolução da imagem de Santo Antônio de Pádua com o Menino Jesus no século XVII, quais foram suas alterações iconográficas e iconológicas quando representada no ambiente sevilhano, notadamente influenciado pela mentalidade da Contra-reforma e pela mística espanhola, através de conexões com as narrações de visões feitas por San Juan de Ia Cruz, Santa Teresa D’Ávila e Santo Ignácio de Loyola, e a partir desse estudo verificar suas prováveis relações com a pintura de Zurbarán em sua interpretação da Visão e do Êxtase. (AU)

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