Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlação entre metaloproteinases -2, -9 e TIMP-2 em polpas dentais humanas sadias e inflamadas

Processo: 05/55691-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2009
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Endodontia
Pesquisador responsável:Alexandre Augusto Zaia
Beneficiário:Thais Accorsi Mendonça
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Gelatinases   Inflamação   Metaloproteinases da matriz   Polpa dentária
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gelatinases | Inflamacao | Metaloproteinase Da Matriz | Polpa

Resumo

A polpa dentária é um tecido conjuntivo frouxo especializado, delimitado por parede dentinárias. A inflamação pulpar está associada a uma degradação tecidual como em qualquer outro processo inflamatório. A degradação dos componentes da matriz extracelular pode ocorrer pela ação de metaloproteinases (MMPs). As MMPs são uma família de endopeptidases zinco-dependentes com importante função na reabsorção e remodelamento da matriz extracelular em processos fisiológicos, e patológicos. A ação das MMPs pode ser inativada por inibidores teciduais específicos, chamados de TIMPs. Os dados encontrados na literatura demonstraram a presença de MMP-2 e MMP-9 em polpas sadias e o aumento da expressão de MMP-9 em polpas inflamadas. Contudo, existem diferenças entre metodologias e nos resultados apresentados. Além disso, não há na literatura uma análise da correlação entre MMPs e TIMPs em polpas humanas, o que justifica a realização de novos estudos para que os mecanismos moleculares de remodelamento fisiológico e patológico nos tecidos pulpares possam ser melhor esclarecidos. O objetivo desse trabalho, portanto, será correlacionar a expressão das MMPs -2 e -9 com TIMP-2 em polpas sadias e inflamadas, através da técnica zimográfica e ELISA, além de tentar correlacionar a presença dessas enzimas com as condições pulpares obtidas através dos sinais e sintomas clínicos apresentados pelos pacientes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MENDONÇA, Thais Accorsi. Avaliação de metaloproteinases de matriz -2, -9 e timp-2 em polpas dentais humanas sadias e inflamadas. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.