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Teste dinamico informatizado do raciocinio analogico indutivo para criancas.

Processo: 05/56762-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Alessandra Gotuzo Seabra
Beneficiário:Monalisa Muniz Nascimento
Instituição Sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade São Francisco (USF). Campus Bragança Paulista. Bragança Paulista , SP, Brasil
Assunto(s):Teoria de resposta ao item   Psicologia cognitiva   Psicometria
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Da Inteligencia | Potencial De Aprendizagem | Psicologia Cognitiva | Psicometria | Teoria De Resposta Ao Item | Teste Informatizado

Resumo

O objetivo deste projeto é construir um teste dinâmico informatizado de raciocínio analógico indutivo para crianças. O projeto será dividido em duas fases, na primeira serão inicialmente construídos 60 itens de raciocínio analógico indutivo baseados em desenhos de figuras geométricas. A partir disso serão compostos dois cadernos com 35 itens cada, sendo 10 itens comuns para fazer a equalização das pontuações por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Após desenvolver o software para este teste, aplicar-se-á de maneira estática em duas amostras diferentes, cada qual com 200 sujeitos, ao redor de 33 por faixa etária (7 à 12 anos), ambos os sexos e de escolas pública e privada, com a finalidade de verificar as propriedades psicométricas dos itens e estimar os parâmetros de dificuldade dos itens, segundo o modelo de Rasch. Consequentemente são escolhidos os 32 melhores itens que se adequarem ao modelo de Rasch que comporão os dois subtestes, pré e pós-teste, cada qual com 16 itens que irão construir o teste dinâmico. A segunda fase buscará verificar a precisão e evidências de validade baseadas nas relações com outras variáveis e estrutura interna (análise fatorial). Para isso, além do teste dinâmico, também será utilizado o teste das Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e o Desempenho Acadêmico dos voluntários da pesquisa. Participarão desta segunda etapa 300 crianças, sendo aproximadamente 50 por faixa etária (7 à 12 anos) com as mesmas descrições das crianças da primeira fase. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MONALISA MUNIZ; ALESSANDRA GOTUZO SEABRA; RICARDO PRIMI. A relação entre potencial de aprendizagem e desempenho acadêmico: predição pelo Teste Dinâmico Informatizado de Raciocínio Indutivo para Crianças. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 32, n. 3, p. 343-356, . (05/56762-0)