Busca avançada
Ano de início
Entree

Mediadores envolvidos na resposta febril induzida pela rantes.

Processo: 05/55717-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:Glória Emília Petto de Souza
Beneficiário:Renes de Resende Machado
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Quimiocinas   Citocinas   Febre
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citocinas | Febre | Met-Rantes | Quimiocinas | Rantes

Resumo

Em estudo anterior, observamos que o met-RANTES, antagonista de receptores CCR1 e CCR5 para quimiocinas, reduziu a febre induzida pelo LPS, demonstrando o envolvimento da quimiocina RANTES (Regulada sob ativação, expressa e secretada por células T normais) nesta resposta. A injeção intrahipotalâmica da RANTES aumentou a temperatura corporal de ratos, aumento este que foi caracterizado como febre, pois foi acompanhada de redução da temperatura da cauda, uma resposta termoregulatória para retenção de calor. Observamos ainda, que a RANTES aumenta a concentração de prostaglandinas no fluido cerebroespinhal (CSF), que a febre por ela induzida é sensível aos inibidores não-seletivos e seletivos para COX-2, e que a RANTES está envolvida na resposta febril induzida pelo TNF-a, mas não pela IL-1. Com o intuito de dar continuidade a este estudo, investigaremos se o met-RANTES, também altera a concentração de prostaglandinas no fluido cerebroespinhal bem como, outros eventos da resposta de fase aguda como a neutrofilia, os níveis plasmáticos de Fe++, Cu++ e Zn++, de corticosterona e de IL-6. Investigaremos também, se durante febre induzida pelo LPS, ocorre aumento da concentração da quimiocina RANTES no tecido hipotalâmico e se outros mediadores como, interleucina-6, endotelina, bradicinina, fator liberador de corticotropina, dependem da síntese/liberação da RANTES ou se esta quimiocina depende da síntese/liberação desses mediadores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACHADO‚ R.R.; SOARES‚ D.M.; PROUDFOOT‚ A.E.; SOUZA‚ G.E.P.. CCR1 and CCR5 chemokine receptors are involved in fever induced by LPS ( E. coli) and RANTES in rats. Brain Research, v. 1161, p. 21-31, . (97/09837-6, 03/04838-7, 05/55717-0, 01/11014-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACHADO, Renes de Resende. Mediadores envolvidos na resposta febril induzida pela RANTES. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.