Busca avançada
Ano de início
Entree

Aspectos fisiológicos, bioquímicos e análise proteômica comparativa durante a maturação, germinação e conversão em plantas de embriões de Ocotea catharinensis Mez. (Lauraceae)

Processo: 05/58208-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Botânica - Fisiologia Vegetal
Pesquisador responsável:Eny Iochevet Segal Floh
Beneficiário:Leonardo Lucas Carnevalli Dias
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/03333-1 - Estudos de embriogênese como subsídios para estratégias de reprodução e conservação de espécies arbóreas, AP.BTA.TEM
Assunto(s):Bioquímica vegetal   Biotecnologia   Ocotea catharinensis   Embriogênese somática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aspectos Bioquimicos | Biotecnologia | Embriogenese Zigotica | Embriogense Somatica | Ocotea Catharinensis

Resumo

Os sistemas de embriogênese somática têm contribuído para propiciar a propagação e conservação de várias espécies florestais. Um sistema de embriogênese somática de alta frequência foi desenvolvido para a Ocotea catharinensis, uma espécie arbórea de importância econômica, ameaçada de extinção. Entretanto, assim como para a maioria dos sistemas de embriogênese somática desenvolvidos para espécies lenhosas, há a necessidade de otimização do processo, em especial das etapas referentes à maturação, germinação e conversão em plantas dos embriões somáticos. Neste projeto serão realizados estudos básicos relativos aos níveis endógenos de ABA e AIA, poliaminas, proteínas totais e análise proteômica comparativa durante a maturação, germinação e conversão em plantas de embriões somáticos e zigóticos. Os resultados a serem obtidos a partir destes estudos comparativos, além de contribuírem para uma melhor compreensão dos processos básicos envolvidos na maturação e germinação, complementarão os estudos que vem sendo realizados, objetivando a otimização deste sistema de embriogênese somática. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DIAS, Leonardo Lucas Carnevalli. Aspectos fisiológicos, bioquímicos e análise proteômica comparativa durante a maturação, germinação e conversão em plantas de embriões de Ocotea catharinensis Mez. (Lauraceae).. 2009. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.