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O professor (im)possível e seu método de ensino: a formação como promoção de saúde

Processo: 05/57302-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:José Roberto Montes Heloani
Beneficiário:Ana Carolina Salvador Jaen
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Formacao | Saude

Resumo

É bem sabido que a principal característica da Universidade é ser composta por um corpo docente que oferte sua mão de obra intelectual de forma a corporificar o conhecimento que é ofertado ao aluno, significando que o saber abstrato se materializa na figura do professor. Sem a presença dos professores, de nada serviriam os mais modernos laboratórios, bem como as bibliotecas bem equipadas, entre outros aparatos do gênero. Entretanto, o que temos observado é a contínua transformação do professor em mercadoria, justamente porque este trabalhador viabiliza a possibilidade de proliferação e venda do conhecimento legítimo para que as pessoas sonhem com a tão almejada vaga no mercado de trabalho ao se formarem na Universidade. Será possível pensar em formação de pessoas considerando o fato de que a relação estabelecida entre professor e aluno é passível de ser interpretada como uma relação de compra/venda da mercadoria conhecimento? Quiçá, o espaço da aula pudesse ser considerado como um ambiente propício para que o professor se sustente como sujeito - ao contrário do trabalhador/mercadoria - de forma a utilizar seu método de ensino a fim de formar alunos para além da mera reprodução das informações "compradas". Essa outra possibilidade de relação professor/aluno em que os dois estariam posicionados como sujeitos que são - provavelmente contribuiria para a promoção de saúde de ambos. Assim, nosso propósito nesta pesquisa é perscrutar em que medida o método de ensino criado pelo professor universitário pode contribuir para seu posicionamento enquanto sujeito que é, para a formação de sujeitos/alunos e, conseqüentemente, para a promoção de saúde em sala de aula. Como campo de averiguação dessa possibilidade, utilizaremos como cenário de pesquisa os trabalhos que desenvolvemos na disciplina de Psicopatologia Geral II, do curso de Psicologia da Universidade São Marcos, a partir das acepções da Psicanálise. Dar formato a tal possibilidade de articulação do ensino à saúde e encarar, a partir da posição do que é ser professor, a Universidade como campo de estabelecimento de singularidades, conjuga a relevância do trabalho que por ora propomos. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JAEN, Ana Carolina Salvador. O professor (im)possivel e seu (anti) metodo: considerações sobre educação e saude mental. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.