Busca avançada
Ano de início
Entree


O professor (im)possivel e seu (anti) metodo: considerações sobre educação e saude mental

Texto completo
Autor(es):
Ana Carolina Salvador Jaen
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
José Roberto Montes Heloani; Claudio Garcia Capitão; Márcia de Paula Leite
Orientador: José Roberto Montes Heloani
Resumo

O objetivo geral deste trabalho foi investigar as (im) possíveis relações da Educação e a Saúde Mental, tendo como objetivo específico a pretensão de saber da provável relação do método de ensino do professor universitário e o modelo de gestão da instituição em que trabalha. Esta empreitada se deu em função de nossa experiência no ensino da Psicopatologia Geral, uma das disciplinas que compõem o currículo dos cursos de Psicologia, vivência essa que nos fez observar os efeitos do ensino extrapolarem as ambições pedagógicas e tocarem o campo da subjetividade, fato que nos impulsionou à pesquisa de campo para a averiguação da hipótese de que haveria uma relação indissociável entre Educação e Saúde Mental, bem como, o contorno de um estilo de trabalho. Deste modo, entrevistamos professores universitários - responsáveis pela disciplina indicada - em todas as universidades públicas do estado de São Paulo que ofereciam o curso de Psicologia, bem como, um mesmo número de professores num mesmo número de universidades particulares, visando verificar principalmente se os efeitos que identificávamos e para os quais ainda não tínhamos um nome específico também se davam com esses professores e se poderiam ser entendidos como frutos da articulação entre Educação e Saúde Mental. Constatamos, por meio do trabalho de campo, no que diz respeito aos objetivos do ensino, a maciça prevalência de uma educação voltada para o mercado de trabalho, fato que fez clara a interferência do modelo de gestão no que concerne ao método de trabalho do professor. Contudo, o fato do modelo de gestão capitalista influenciar o método de trabalho dos professores escutados, ao contrário do que poderíamos supor, não impossibilitou a articulação da Educação à Saúde Mental, visto os professores terem, apesar disso, conservado um estilo de trabalho cujo foco é o aluno enquanto sujeito que é, denotando resistência em mercantilizar a relação professor-aluno. Deste modo, verificamos ser o professor possível aquele que busca a Educação em direção ao sujeito e faz de seu método o anti-método porque seu trabalho é artesanal, considera cada aluno como sujeito único, cada sala de aula que assume como passível de empreender uma dinâmica particular. Nestes termos, Educação e Saúde Mental caminham de mãos dadas porque não há ensino possível que não considere o sujeito. (AU)

Processo FAPESP: 05/57302-2 - O professor (im)possível e seu método de ensino: a formação como promoção de saúde
Beneficiário:Ana Carolina Salvador Jaen
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado