Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de celulas tronco em doenca paraquimatosa renal.

Processo: 05/57765-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 20 de novembro de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Irene de Lourdes Noronha
Beneficiário:Rita de Cássia Cavaglieri
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Insuficiência renal crônica   Nefroproteção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doenca Renal Cronica | Modelo De Ablacao 5/6 Renal | Renoprotecao | Terapia Com Celula Tronco

Resumo

Estudos com células tronco têm levantado um grande interesse devido ao seu potencial efeito terapêutico. Células tronco derivadas de medula óssea apresentam a habilidade de migrarem para o local da lesão, se diferenciar e promover reparo estrutural e funcional. Estudos no rim mostraram a contribuição de células tronco na regeneração do túbulo renal, no reparo glomerular após lesão, levando à hipótese de que células tronco derivadas de medula óssea contribuem na regeneração renal. Para avaliar o possível efeito das células tronco na progressão da doença renal serão utilizadas células tronco isoladas de ratos Wistar machos e transplantadas em ratos Wistar fêmeas com doença renal crônica (modelo ablação 5/6). Após 15 e 30 dias, será avaliado o possível efeito regenerativo das células tronco na doença renal, através da avaliação clínico/laboratorial (pressão caudal, albuminúria e creatinina sérica), avaliação histológica (glomeruloesclerose e fibrose intersticial) e avaliação por imuno-histoquímica (macrófagos, miofibroblasto, antígeno nuclear de proliferação celular e angiotensina II). Além disso, utilizaremos a técnica de hibridização in situ para verificar a expressão gênica do cromossomo- Y no rim das ratas que receberá células tronco e confirmar a presença de células tronco no rim de ratos Wistar fêmeas. Com este estudo, será avaliado o possível efeito renoprotetor da terapia de células tronco na nefropatia crônica experimental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAVAGLIERI, Rita de Cássia. Terapia com células-tronco na nefropatia crônica experimental: é possível bloquear a progressão da doença renal?. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.