Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do enriquecimento ambiental no consumo de etanol

Processo: 05/57955-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Maria Teresa de Araujo Silva
Beneficiário:Ana Martins Torres Bernardes
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse psicológico   Etanol   Isolamento social   Enriquecimento ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adiccao | Ambiente Enriquecido | Estresse | Etanol | Isolamento Social | Razao Progressiva

Resumo

Existe uma relação entre drogadicção e outros distúrbios psicológicos, como por exemplo depressão. O estresse é um fator que pode desencadear depressão, especialmente o estresse moderado e crônico, e parece estar ligado a aumento de consumo de álcool e outras drogas. O alojamento individual de um animal social como o rato, em condição padrão de laboratório, pode ser considerado um estresse desse tipo. De fato, ratos mantidos em isolamento apresentam estrutura cerebral, número de conexões sinápticas e níveis enzimáticos cerebrais diminuídos, em comparação com animais criados em grupo e em ambientes enriquecidos, em que diversos estímulos propiciam diferentes comportamentos. O presente estudo tem por objetivo investigar a relação entre esse tipo de estresse e a auto-administração oral de etanol. A influência do estresse de isolamento será testada em um modelo de auto-administração oral sob esquema de razão progressiva. Os animais serão gradativamente treinados a aceitar uma solução de 10% etanol + 0,25% sacarina. Essa solução será então o reforçador contingente a respostas de pressão à barra em que a razão exigida é aumentada progressivamente até o ponto em que o animal deixa de responder. Esse "ponto de ruptura" é considerado uma medida do valor reforçador do estímulo, Espera-se observar um aumento do valor reforçador do etanol nos animais criados em isolamento em relação àqueles criados em um ambiente enriquecido. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BERNARDES, Ana Martins Torres. Efeito de enriquecimento ambiental na auto-administração oral de álcool em ratos. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.