Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilizacao de taninos como macromonomeros na sistese de polimeros fenolicos e poliuretanas visando a preparacao de compositos reforcados com fibra vegetais.

Processo: 05/57990-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Elisabete Frollini
Beneficiário:Vilmar Barbosa Junior
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fibras naturais   Tanino   Poliuretana   Materiais compósitos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Composito | Fibras Naturais | Poliuretana | Resina Fenolica | Resistencia Ao Impacto | Tanino

Resumo

Ultimamente, tem se tentado desenvolver materiais que tenham uma performance superior aos materiais tradicionalmente utilizados, com um custo relativamente baixo e, principalmente, que agridam menos o meio ambiente. O presente trabalho está inserido nesse contexto, pois a utilização de fibras vegetais (matéria-prima biodegradável) como agente de reforço de diversos polímeros (matrizes, no caso fenólica e poliuretana) consiste em uma tentativa de viabilização de um produto baseado principalmente em componentes de origem natural, provenientes de fontes renováveis, que acarretam uma menor agressão ao meio ambiente que as fibras sintéticas normalmente utilizadas. O tanino é uma macromolécula natural, com estrutura do tipo polifenol, podendo por isso ser incorporado à formulação de polímeros do tipo fenólico e poliuretana. Assim, pretende-se usar taninos na preparação de resinas fenólicas e poliuretânicas, as quais serão utilizadas na preparação de compósitos reforçados com fibras naturais. Desta forma, um material com alta proporção de componentes oriundos de matéria prima renovável será obtido, pois estas estarão presentes tanto na matriz (tanino-fenólica ou tanino-uretana) como no agente de reforço. Os compósitos reforçados com fibras naturais (tratadas e não tratadas, previamente caracterizadas) obtidos serão analisados via análise térmica, espectroscopia na região do infravermelho, resistência ao impacto, absorção de água e microscopia eletrônica de varredura. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARBOSA JUNIOR, Vilmar. Tanino como macromonômero na síntese de polímeros fenólicos visando a preparação de compósitos reforçados com material de origem vegetal. 2007. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química de São Carlos (IQSC/BT) São Carlos.