Busca avançada
Ano de início
Entree

Sobre a Adivinhação, de Marco Túlio Cícero

Processo: 05/58782-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 31 de março de 2008
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Clássicas
Pesquisador responsável:Paulo Sérgio de Vasconcellos
Beneficiário:Beatris Ribeiro Gratti
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Roma Antiga
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adivinhacao | Cicero | De Divinatione | Religiao Romana

Resumo

A obra De Divinatione, de Marco Túlio Cícero, é a principal obra da Antigüidade que nos chegou a respeito da adivinhação. A prática divinatória visava ao contato entre homens e deuses para se conhecer a vontade divina e era tão importante que era considerada parte da religião oficial de Roma. Cícero compôs a obra num período de crises e transformações na religiosidade romana, provocadas pela influência da filosofia helenística e das idéias céticas sobre a elite romana e pela crescente superstição em meio ao povo. A obra é formulada em forma de diálogo, dividido em dois livros: no primeiro livro é apresentada a defesa da adivinhação e no segundo livro, um discurso contra a adivinhação. A pesquisa que pretendemos realizar divide-se em quatro etapas: revisão da tradução, realizada na Iniciação Científica, do primeiro livro da obra; tradução do segundo livro; elaboração de notas explicativas; estudo introdutório acerca da prática da adivinhação na Roma Antiga e da posição de Cícero a respeito do tema. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GRATTI, Beatris Ribeiro. Sobre a adivinhação, de Marco Túlio Cícero. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.