Busca avançada
Ano de início
Entree

Noções de "moderno" na fotografia paulistana: foto-cine clube bandeirante (1948-1950)

Processo: 05/58784-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Iara Lis Franco Schiavinatto
Beneficiário:Vanessa Sobrino Lenzini
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cidades   São Paulo (SP)   Fotografia   Cultura visual
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidades | Cultura Visual | Fotografia | Historia - Sao Paulo

Resumo

Este projeto objetiva organizar uma coletânea de artigos do Foto-Cine Clube Bandeirante-Boletim (FCCB-Boletim), entre 1948 e 1950, com as fotografias aí editadas e vinculadas a tais artigos. Estas séries documentais suscitaram e informaram um acalorado debate no âmbito da cultura visual, marcado pela compreensão de fotografia moderno.. A partir de 1948, houve mudanças gráficas e editoriais no FCCB-Boletim e a introdução de artigos que tratavam a fotografia enquanto linguagem. Nesta perspectiva, discutiu-se o moderno em diversos sentidos. De um lado, discorreu-se sobre a atitude do fotógrafo, sua intencionalidade e, de outro, no âmbito formal, falou-se do enquadramento aproximado ao referente, da economia de elementos na composição a exploração de linhas e formas, como o jogo de luz e sombra. Em 1950, o debate sobre a. fotografia moderna, antes restrito a esse âmbito fotoclubista, espraiou-se para a cena artística de São Paulo, com a entrada de alguns fotógrafos do FCCB em um circuito de exposições em museus de arte de São Paulo. Neste contexto, em 1953, o Fotoclube chegou a ter uma Sala Especial de Fotografia na II Bienal Internacional de Arte Fotográfica e conquistou, assim, um patamar artístico internacional que chamou a atenção de críticos e artistas conceituados como Max Bill, Henry Moore e Walter Gropius. Esses artigos foram escritos, em geral por fotógrafos-fundadores do FCCB, e outros foram adaptados e (re)traduzidos de publicações estrangeiras sobre fotografia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LENZINI, Vanessa Sobrino. Noções de moderno no Foto-Cine Clube Bandeirante : fotografia em São Paulo : (1948-1951). 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.