Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia do consumo de "iogurte" de soja fermentado com enterococcus faecium na microbiota intestinal de ratos e humanos.

Processo: 05/58447-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Elizeu Antonio Rossi
Beneficiário:Raquel Bedani Salvio
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Enterococcus faecium   Microbioma gastrointestinal   Bacteriocinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bacteriocinas | Enterococcus Faecium | Enzimas Procarcinogenicas | Iogurte De Soja | Microbiota Intestinal

Resumo

O objetivo deste projeto é estudar a interferência do E. faecium sobre a microbiota intestinal de ratos e humanos, de forma a evidenciai possíveis mecanismos de ação em uma suposta capacidade de prevenção do câncer de cólon.Os animais serão divididos em 5 grupos: A - animais que receberão dose de tmL/dia do "iogurte" de soja. B - animais que receberão dose de 10E7 UFC/dia de E. faecium através de uma solução salina (cultivo puro); C - animais que receberão 1 mL/dia do "iogurte" de soja esterilizado; D - animais que receberão somente ração a base de carne (controle 1 ); E - animais que receberão somente ração padrão (controle 2).Os grupos A, B e C receberão ração a base de carne bovina.O estudo clínico será conduzido com 40 indivíduos, divididos em 2 grupos.Um que consumirá 100 mL/dia de "iogurte" de soja fermentado com E. faecium, enquanto o outro consumirá 100 mL/dia de "iogurte" de soja esterilizado.Nos ratos serão verificadas as alterações da qualidade/quantidade dos principais gêneros bacterianos da microbiota intestinal.A verificação da sobrevivência do E. faecium no trato gastrointestinal será feita pelo isolamento e identificação a partir das fezes dos animais. A confirmação do E. faecium será feita através de PCR. Além do pH das fezes, serão determinadas as atividades de enzimas conversoras de procarcinogênicos para carcinogênicos, e a produção, pelo E. faecium, de substâncias antimicrobianas contra bactérias isoladas das fezes de ratos. No estudo clínico serão avaliados as atividades dessas enzimas conversoras e o pH fecal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALVIO, Raquel Bedani. Influência do consumo de Iogurte de soja fermentado com Enterococcus faecium na microbiota intestinal de animais e humanos. 2008. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Araraquara Araraquara.