Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao da comunidade bacteriana em agua subterranea contaminada por tetracloroetano e especies associadas com sua degradacao.

Processo: 05/58279-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Marcio Rodrigues Lambais
Beneficiário:Rafael Dutra de Armas
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Biodegradação   Sequenciamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodegradacao | Microbiologia | Sequenciamento | Tetracloroetano

Resumo

Os solventes organoclorados são obtidos pela hidrocloração e cloração de compostos orgânicos. O solvente tetractoroeteno (PCE) é um poluente comum de águas subterrâneas, sendo altamente tóxico e potencialmente carcinógeno. Sua indiscriminada utilização nas indústrias culminou com abundante poluição de águas subterrâneas. Processos físicos e químicos vêm sendo utilizados para remediar áreas contaminadas por PCE, no entanto, os processos biológicos vêm assumindo papel de destaque, pelo simples fato de degradarem este organoclorado a um composto não tóxico (etileno), diferentemente dos processos físicos e químicos que se caracterizam pela transferência de massa para outras fases e não pela sua degradação. A degradação anaeróbia completa do tetracloroeteno (PCE) resulta na síntese de tricloroeteno (TCE), cis-dicloroeteno (cis-DCE), cloreto de vinila (VC) e eteno (ETH). Trabalhos de biorremediação em áreas contaminadas com PCE são pouco desenvolvidos no Brasil, muito embora a utilização desse solvente no país seja elevada e a quantidade de áreas contaminadas tem aumentado significativamente. Assim, a identificação de espécies bacterianas presentes em áreas contaminadas por PCE, bem como a avaliação de seu potencial para degradar este produto, é imprescindível paca o planejamento de um processo eficiente de degradação deste organoclorado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ARMAS, Rafael Dutra de. Caracterização da comunidade bacteriana em água subterrânea contaminada com tetracloroeteno. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.