Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de vacinas antileptospirose. relacao entre o teste de inibicao de crescimento de leptospira in vitro e o teste de desafio em hamsters.

Processo: 05/57426-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Silvio Arruda Vasconcellos
Beneficiário:Amane Paldês Gonçales
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Vacinas   Hamsters   Leptospirose
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Hamsters | Leptospirose | Teste De Potencia | Vacinas

Resumo

Será investigada a existência em hamsters da correlação entre o teste padrão de potência de vacinas anti-leptospiras e o teste de inibição de crescimento de leptospirose in vitro. Os ensaios serão realizados, em hamsters machos, isoladamente com três diferentes marcas de vacinas anti-leptospirose animal. Serão comparados os níveis de anticorpos aglutinantes e neutralizantes, respectivamente obtidos nos teste de soroaglutinação microscópica (SAM) e de inibição de crescimento de leptospiras in vitro (ICL). Os animais receberão duas doses de vacinas pela via subcutânea, aos quinze dias da segunda dose os animais destinados ao teste de potência de vacinas serão inoculados com culturas vivas do sorovar pomona. Aos 21 dias pós-infecção os animais serão sangrados, os soros (n=5) serão agrupados em pools e submetidos ao teste de SAM. O teste de potência com desafio para o sorovar pomona foi adaptado do protocolo preconizado pelo United States Department of Agriculture. Para o esquema de imunização serão empregadas duas aplicações de 1,0 mL de bacterina anti-leptospiras pela via subcutânea em intervalo de quinze dias; o desafio será efetuado aos quinze dias da segunda aplicação; os óbitos por leptospirose serão registrados e, os animais sobreviventes serão eutanasiados e a condição de portador renal será investigada através de cultivos de tecido renal para isolamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONÇALES, Amane Paldês. Avaliação de vacinas antileptospirose. Relação entre o teste de inibição de crescimento de leptospiras in vitro e o teste de desafio em hamsters. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.