Busca avançada
Ano de início
Entree

Amostragem simplificada de bromelias nativas para a biomonitoracao de elementos quimicos em florestas do estado de sao paulo.

Processo: 05/57547-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Elisabete Aparecida de Nadai Fernandes
Beneficiário:Camila Elias
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Elementos químicos   Bromelia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amostragem Simplificada | Biomonitoracao | Bromelias | Elementos Quimicos | Epifitas | Inaa

Resumo

Devido à condição de adaptação ao ambiente de dossel, as epífitas são consideradas excelentes biomonitores, absorvendo os elementos químicos diretamente da atmosfera. Além disso, formam um novo compartimento do ecossistema projetado acima do solo, tornando-se importantes para o conhecimento da ciclagem de elementos químicos em florestas. A utilização de bromélias como biomonitores de poluição atmosférica é fato consumado nesta área de pesquisa, entretanto a espécie mais estudada, Tillandsia usneoides, não é encontrada naturalmente no interior das florestas do Estado de São Paulo. Espécies nativas também podem ser utilizadas na biomonitoração, uma vez que propiciam resultados de concentrações químicas comparáveis com aqueles de outros biomonitores. A capacidade de acumulação de elementos químicos por espécies nativas torna-se fator fundamental para seu emprego na biomonitoração. Contudo, a necessidade de retirada do indivíduo das áreas naturais pode inviabilizar sua aplicação principalmente no caso de estudos em parcelas permanentes, cujo caráter de conservação é inerente. Neste contexto, será desenvolvida metodologia para amostragem simplificada utilizando-se de fragmentos de folhas ao invés de indivíduos completos. Esse procedimento amostral diferenciado potencializará o desenvolvimento de estudos de biomonitoração em unidades de conservação, garantindo, assim, a sustentabilidade da pesquisa científica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ELIAS, C.; FERNANDES, E. A. N.; FRANCA, E. J.; BACCHI, M. A.. Chemical changes in bromeliad leaves at different vegetative stages. JOURNAL OF RADIOANALYTICAL AND NUCLEAR CHEMISTRY, v. 282, n. 1, p. 111-115, . (05/57547-5, 06/60265-4)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ELIAS, Camila. Amostragem sustentável de bromélias nativas para estudos ambientais em unidades de conservação. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/STB) Piracicaba.