Busca avançada
Ano de início
Entree

Relacao materno fetal e resposta anticorpica ao dermatophagoides pteronyssinus em maes normais e atopicas.

Processo: 05/57593-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Antonio Condino Neto
Beneficiário:Patricia Macchiaverni
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Colostro   Anticorpos   Ácaros   Cordão umbilical
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acaro | Anticorpo | Atopia | Colostro | Cordao Umbilical | Relacao Materno Fetal

Resumo

O principal ácaro da poeira domiciliar é o Dermatophagoides pteronyssinus, e seu alérgeno a Der p 1, uma potente enzima capaz de quebrar a integridade da barreira epitelial. A Der p 1 pode ter acesso à circulação fetal como antígenos livres ou em complexos com IgG e é transferida para o feto atravessando a barreira placentária ou pelo liquido amniótico. A mãe também passa para o bebê seu repertório imunológico através de IgA específica, presente no colostro, para antígenos que entraram em contato com sua mucosa respiratória e gastrointestinal. É importante que se conheça os mecanismos de proteção que estão envolvidos contra este alérgeno e como eles reagem à sua presença, uma vez que as alergias respiratórias tem crescido e contribuem consideravelmente para os gastos com saúde. Com esta finalidade, será estudada a relação materno-fetal e resposta anticórpica ao Dermatophagoides pteronyssinus considerando mães atópicas e mães normais. Serão quantificados, pelo método de ELISA, os anticorpos da classe IgG no sangue de cordão, IgA no colostro e IgG e IgE no sangue periférico de mães atópicas sensibilizadas ao ácaro Dermatophagoides pteronyssinus e em mães normais. Além disso, serão analisados os padrões de reatividade dos anticorpos da classe IgG e IgA ao mesmo ácaro através de Western Blott. Espera-se encontrar padrões de reatividade diferentes entre mães normais e atópicas e que haja uma relação materno-fetal quanto à sensibilização ao alérgeno. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACCHIAVERNI, P.; ARSLANIAN, C.; FRAZAO, J. B.; PALMEIRA, P.; RUSSO, M.; VERHASSELT, V.; CONDINO-NETO, A.. Mother to Child Transfer of IgG and IgA Antibodies Against Dermatophagoides pteronyssinus. Scandinavian Journal of Immunology, v. 74, n. 6, p. 619-627, . (08/51535-3, 05/57593-7, 08/58825-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACCHIAVERNI, Patricia. Caracterização quantitativa e funcional da transferência de anticorpos anti-Dermatophagoides pteronyssinus via placenta e colostro materno.. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.