Bolsa 08/51535-3 - Hipersensibilidade, Colostro - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da resposta anticórpica materna aos ácaros D. pteronyssinus, B. tropicalis e T. putrescentiae, e sua transferência passiva via placenta e colostro materno

Processo: 08/51535-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Antonio Condino Neto
Beneficiário:Patricia Macchiaverni
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipersensibilidade   Colostro
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acaros Da Poeira Domiciliar | Alergia | Colostro | Imunoblott | Passagem Transplacentaria | Relacao Materno-Fetal

Resumo

Sabe-se que a prevalência da atopia vem crescendo de forma bastante rápida nas últimas décadas e que os ácaros representam um seus principais fatores etiológicos. Frente a essa situação, há um crescente interesse em identificar os eventos que predispõem à atopia logo no início da infância e verificar a influência materna na imunidade da criança, que pode ser mais bem compreendida através dos estudos de transmissão de anticorpos via passagem transplacentária e aleitamento materno. Sendo assim, nos propusemos a caracterizar a resposta anticórpica específica a três importantes espécies de ácaros e investigar o efeito do padrão de resposta imune materna na transferência de anticorpos para seu bebê durante o desenvolvimento fetal e os primeiros anos de vida. Para isso selecionaremos mães alérgicas e sensibilizadas aos ácaros Dermatophagoides pteronyssinus (Dp), Blomia tropicallis (Bt) e Tyrophagus putrescentiae (T). Os critérios de seleção envolvem aplicação de questionário para diagnóstico de asma, rinite ou dermatite, dosagem de IgE total e RAST positivo a um ou mais dos 3 ácaros. Após seleção, iremos quantificar a S-IgA específica às 3 espécies no colostro e as subclasses IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4, também específicas, detectadas no cordão umbilical. Pretendemos então analisar se a produção de S-IgA e o padrão de distribuição de transferência das subclasses de IgG têm relação com a especificidade do anticorpo e/ou sensibilização materna. Além da quantificação, também realizaremos imunoblot da S-IgA e IgG transferidas ao bebê, frente aos três extratos de ácaros, a fim de caracterizar e comparar o padrão de reatividade entre as classes e subclasses de anticorpos, além de verificar se existe relação com a sensibilização materna. Com este estudo, pretendemos contribuir para o avanço do conhecimento sobre a sensibilização alérgica e também de sua prevenção, uma vez que a transferência de anticorpos representa o principal candidato para imunomodulação antígeno específico. Esperamos também colaborar para a compreensão do papel das espécies Bt e Tp nas manifestações alérgicas, pois apesar de bastante comuns em algumas regiões mundo incluindo o Brasil, ainda são pouco estudadas a careçam da maior atenção. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACCHIAVERNI, P.; ARSLANIAN, C.; FRAZAO, J. B.; PALMEIRA, P.; RUSSO, M.; VERHASSELT, V.; CONDINO-NETO, A.. Mother to Child Transfer of IgG and IgA Antibodies Against Dermatophagoides pteronyssinus. Scandinavian Journal of Immunology, v. 74, n. 6, p. 619-627, . (08/51535-3, 05/57593-7, 08/58825-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACCHIAVERNI, Patricia. Alérgenos ambientais são transferidos ao bebê via placenta e colostro na presença de anticorpos específicos.. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.