Busca avançada
Ano de início
Entree


Caracterização quantitativa e funcional da transferência de anticorpos anti-Dermatophagoides pteronyssinus via placenta e colostro materno.

Texto completo
Autor(es):
Patricia Macchiaverni
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Antonio Condino Neto; Sonia Jancar Negro; Dirceu Solé
Orientador: Antonio Condino Neto
Resumo

Existem fortes evidências de que a supressão da hipersensibilidade nos recém nascidos pode ser mediada pela transferência de anticorpos maternos, dependendo de sua concentração e especificidade, no entanto carece estudos sobre a eficácia em humanos. Realizamos este estudo a fim de caracterizar qualitativa e quantitativamente a transmissão de anticorpos direcionados ao principal alérgeno da poeira domiciliar (Der p) via placenta e colostro materno, assim como investigar o efeito da sensibilização materna ao Der p na transferência passiva destes anticorpos. Para tais objetivos, analisamos amostras de sangue materno, cordão umbilical e colostro de puérperas sensibilizadas. Demonstramos pela primeira vez que S-IgA anti-Der p pode ser transferida ao lactente em concentrações bastante variáveis e com alto índice de avidez, independente da sensibilização materna ao mesmo ácaro. Demonstramos também que o nível de IgG específica ao Der p é mais elevado em recém nascidos de mães sensibilizadas quando comparado aos de mães controle não sensibilizadas. Já a avidez específica da IgG anti-Der p foi muito semelhante entre as amostras pareadas de cordão umbilical e soro materno, assim como em amostras do grupo estudo e grupo controle. (AU)

Processo FAPESP: 05/57593-7 - Relacao materno fetal e resposta anticorpica ao dermatophagoides pteronyssinus em maes normais e atopicas.
Beneficiário:Patricia Macchiaverni
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado