Busca avançada
Ano de início
Entree

Reprodutibilidade de medidas antropometricas e validacao de dosagens bioquimicas em estudo epidemiologico de base populacional.

Processo: 06/51240-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2007
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2008
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Suzana Alves de Moraes
Beneficiário:VANILDE DE CASTRO
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Validação   Saúde pública   Reprodutibilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Epidemiologia | Reprodutibilidade | Saude Publica | Tecnicas Estatisticas Aplicada | Validacao

Resumo

OBJETIVOS: Avaliar a reprodutilidade intrapares de medidas aferidas e referidas de peso, altura e do índice de Massa Corporal (IMC), na população adulta e residente no município de Ribeirão Preto, SP, e determinar o padrão de validação de dosagens bioquímicas de glicemia e colesterolemia aferidas em colorímetros de refletância portáteis, comparadas com as respectivas medidas em Laboratório de Referência. MÉTODOS: O estudo será desenvolvido em base populacional e caracteriza-se por enfoque diagnóstico (validação) e de confiabilidade (reprodutibilidade). Para o estudo de reprodutibilidade a amostra será constituída por 1205 indivíduos de ambos os sexos, com 30 anos e mais, selecionados através de processo de amostragem por conglomerados em três estágios. O estudo de validação será desenvolvido em uma sub-amostra de 20% (n = 241). O setor censitário foi a Unidade Primária de amostragem (IBGE, 2000), e o domicílio e as pessoas foram às unidades sorteadas no 2º e 3º estágios, respectivamente. A reprodutibilidade será medida por meio do coeficiente de correlação intraclasse para pares repetidos (CCI), estimado por ponto e por intervalos, com 95% de confiança. O CCI também será calculado em estratos específicos do nível sócio econômico. A validação dos testes laboratoriais será definida, segundo os indicadores de sensibilidade, especificidade e valores preditivos dos testes automatizados (colorímetros de refletância), em relação aos testes realizados em Laboratórios de Referência (padrão ouro). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VANILDE DE CASTRO; SUZANA ALVES DE MORAES; ISABEL CRISTINA MARTINS DE FREITAS. Concordância de medidas antropométricas em estudo epidemiológico de base populacional: Ribeirão Preto, SP, 2006. Projeto OBEDIARP. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 13, n. 1, p. 58-68, . (06/51240-8)
VANILDE DE CASTRO; SUZANA ALVES DE MORAES; ISABEL CRISTINA MARTINS DE FREITAS; LENISE MONDINI. Variabilidade na aferição de medidas antropométricas: comparação de dois métodos estatísticos para avaliar a calibração de entrevistadores. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 11, n. 2, p. 278-286, . (06/51240-8)