Busca avançada
Ano de início
Entree

A constituição da representação pela criança com Síndrome de Down

Processo: 06/50842-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Suelly Cecilia Olivan Limongi
Beneficiário:Fabíola Custódio Flabiano
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Síndrome de Down   Desenvolvimento da linguagem   Cognição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bebes | Cognicao | Intervencao Fonoaudiologica | Linguagem | Periodo Sensorio-Motor | Sindrome De Down

Resumo

A aplicação dos fundamentos da psicogenética em crianças que apresentam déficits cognitivos, como a síndrome de Down (SD), ainda não foi verificada de forma efetiva. Além disso, a relação entre os desenvolvimentos da linguagem e cognição nessa população ainda necessita de maiores investigações. Portanto, o objetivo do presente estudo é evidenciar o processo da constituição da representação em bebês com SD, a partir da 4a. fase do período sensório-motor, observando como se dá a passagem das condutas sensório-motoras à representação simbólica, por meio da imitação. Para tanto, farão parte também deste estudo, dois grupos controle (Grupo 1: crianças com SD que freqüentam instituições; Grupo 2: crianças com desenvolvimento típico). Todos os sujeitos serão submetidos à avaliação inicial da linguagem e cognição, seguida de intervenção fonoaudiológica durante 12 meses (para o grupo pesquisa) e acompanhamento mensal durante o mesmo período para os grupos controles. Ao final do período de intervenção ou acompanhamento, será realizada a reavaliação final. Todas as sessões serão transcritas em protocolo especifico e registradas mensalmente em vídeo, a fim de garantir maior precisão e fidedignidade dos dados, os quais serão analisados qualitativa e quantitativamente com tratamento estatístico. O processo de desenvolvimento da linguagem e cognição, fundamentado no modelo teórico da Epistemologia Genética, será verificado por melo da utilização do método dialético-didático de observação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FLABIANO, Fabíola Custódio. A constituição da representação pela criança com síndrome de Down. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.