Busca avançada
Ano de início
Entree

Imunofenotipagem de linfocitos em sangue periferico e medula ossea de caes com linfoma submetidos a quimioterapia e subsequente transplante autologo de celulas-tronco.

Processo: 05/01693-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2006
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Áureo Evangelista Santana
Beneficiário:Flávia Eiras Dela Coleta
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Clínica médica veterinária   Células-tronco   Linfoma   Linfócitos   Imunofenotipagem
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Celulas-Tronco | Imunofenotipagem | Linfocitos | Linfoma | Clínica Médica Veterinária

Resumo

O linfoma é o tumor de tecido hematopoético mais comum nos cães e um dos tumores malignos de maior ocorrência nesta espécie. Uma das formas de seu diagnóstico está fundamentado na investigação imunofenotípica e caracterização do sub-estágio do tumor estabelecido pela Organização Mundial de Saúde.Neste ensaio, serão avaliados 20 cães, acometidos com linfoma, atendidos junto ao Hospital Veterinário “Governador Laudo Natel” da FCAV/UNESP, Câmpus de Jaboticabal. Os animais serão divididos em dois grupos, sendo o grupo 1 (n=10) composto de cães com linfoma submetidos a quimioterapia (COP) e o grupo 2 (n=10) de cães com linfoma que receberão transplante autólogo de medula óssea após quimioterapia (COP). Os cães serão submetidos à avaliação clínica, hemograma, mielograma e análise quantitativa de células CD4, CD5, CD8 E CD21 no sangue periférico e na medula óssea dos cães, sendo que a avaliação dos grupos será realizada através da imunofenotipagem de linfócitos no sangue circulante semanalmente e na medula óssea antes e após o tratamento. Portanto, neste projeto de pesquisa os linfomas serão classificados quanto a sua origem celular (B ou T) através da primeira avaliação imunofenotípica do sangue circulante e da medula óssea e através das avaliações semanais de sangue circulante será avaliada a evolução dos diferentes tipos de tratamento.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COLETA, Flávia Eiras Dela. Avaliação hematológica e imunofenotípica de cães com linfoma. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.