Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo hidrogeoquimico, hidrobiologico, sedimentologico e dos foraminiferos de areas submetidas a esgoto domesticos e industriais do canal de sao sebastiao, sp.

Processo: 06/54504-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia
Pesquisador responsável:Wânia Duleba
Beneficiário:Andreia Cristiane Teodoro
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/02611-2 - Foraminíferos do litoral de São Paulo: circulação hídrica atual e implicações paleoestuarinas e paleoceanográficas, AP.JP
Assunto(s):Hidrogeoquímica   Canal de São Sebastião
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Canal De Sao Sebastiao | Circulacao Hidrica | Disposicao Oceanica | Foraminifero | Hidrogeoquimica | Sedimentalogia

Resumo

Por meio da integração de estudos hidrogeoquímicos, hidrobiológicos, sedimentológicos e de foraminíferos, o presente projeto pretende analisar a influência da disposição oceânica de esgotos domésticos e industriais sobre as associações de foraminíferos do Canal de São Sebastião (SP), assim como, estudar a circulação hídrica local a partir do comportamento da pluma de esgoto. Para atingir tais objetivos, serão analisadas amostras coletadas sazonalmente (inverno e verão de 2005 a 2007), nas regiões circunjacente aos emissários submarinos do Araçá, Saco da Capela e TEBAR. A partir dos resultados obtidos pretende-se: 1) determinar a composição e as principais características químicas dos efluentes; 2) verificar se os poluentes contidos nos esgotos atendem aos padrões estabelecidos pelo CONAMA; 3) analisar se o pré-tratamento realizado é eficiente para eliminar os agentes patogênicos contidos nos esgoto; 4) avaliar a contribuição do lançamento de esgotos em processos de eutrofização nas circunjacências dos emissários submarinos; 5) analisar as características texturais e composicionais dos sedimentos; 6) analisar as composições faunísticas (e.g. foraminíferos) e distribuições espaciais e temporais das biocenoses e tanatocenoses e 7) comparar os resultados obtidos (abióticos e bióticos) com outras áreas do litoral paulista submetidas à disposição oceânica por meio de emissários submarinos (e.g. Santos, Praia Grande e Guarujá). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TEODORO, Andreia Cristiane. Estudo hidrogeoquímico, sedimentológicos e dos foraminíferos de áreas submetidas a esgotos domésticos e petroquímicos do canal de São Sebastião, SP. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências (IG/BT) São Paulo.