Busca avançada
Ano de início
Entree

Brasilia em tempos de redemocratizacao (1979-1989). uma analise dos impactos da producao espacial brasiliense nos anos oitenta.

Processo: 06/54932-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Recaman Barros
Beneficiário:Marcos Antonio dos Santos
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Arquitetura brasileira   Urbanismo moderno   Arquitetura moderna   História do urbanismo   História da arquitetura   Arquitetura contemporânea
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura Brasileira | Arquitetura Contemporanea | Arquitetura Moderna | Historia Da Arquitetura | Historia Do Urbanismo | Urbanismo Moderno

Resumo

Nas últimas décadas, mais especificamente a partir dos Anos Oitenta, o Brasil passou por mudanças nas formas de intervenção nas cidades, decorridas tanto das transformações do modo de produção capitalista mundial, quanto do processo interno de redemocratização e abertura econômica. O que coloca para a organização urbana a necessidade de propostas que dêem conta das novas dinâmicas observadas na sociedade contemporânea. No caso da capital federal, cujo plano original de 1957 foi mantido sob rigoroso controle até os anos 70, o processo de tombamento do Plano Piloto, iniciado em 1987 e concluído em 1990, pode ser visto como resposta a estes processos contemporâneos de produção espacial. Preservar o Plano Piloto tinha como efeito livrar Brasília da descaracterização que estas novas dinâmicas causavam em seu projeto modernista. Apesar das dificuldades de manutenção da proposta original do Plano Piloto datarem de sua inauguração, o arrefecimento do controle estatal - pós-ditadura - combinado com novas dinâmicas de produção espacial, parecem ter contribuído mais fortemente para a necessidade de sua preservação. Tanto o tombamento do Plano Piloto, quanto às revisões dos modelos da arquitetura moderna brasileira no período, apresentam pólos da tensão que caracterizam o desenvolvimento da capital federal nas ultimas décadas. A presente proposta de pesquisa procurará identificar e estabelecer relações que contribuiriam para a descaracterização e o tombamento do Plano Piloto. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Marcos Antonio dos. Brasília, o lago Paranoá e o tombamento: natureza e especulação na cidade modernista. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.